Vídeo de estrela do mar ”andando” vai te surpreender

129

O oceano tem chances de ser uma das partes mais inexploradas e, justamente por isso, surpreendentes do planeta Terra. São comuns as recorrentes descobertas de novas espécies de animais que o habitam e, inclusive, a redescoberta de animais pré-históricos até então considerados extintos, como alguns suspeitam que seja o caso do megalodon.

Estima-se que os oceanos tenham uma profundidade média de quatro mil metros. Esse é um dos motivos de o ser humano ainda não conhecer todas as partes dessas águas misteriosas. Podemos ter a certeza de que ainda seremos surpreendidos várias vezes com alguma coisa ligada à imensidão desses locais.

Mas não é necessário mergulhar nas profundezas do oceano para descobrir alguns segredos que ele esconde. Às vezes nos surpreendemos com coisas que por algum acaso acabam parando nas areias da praia. E essas coisas podem ser objetos inanimados que ninguém sabe de onde vieram, ou seres vivos que habitam os oceanos.

E nos tempos atuais, vez ou outra, nos surpreendemos com vídeos de animais fazendo o que eles fazem naturalmente. Mas como não somos acostumados a ver alguns animais ou movimentos com tanta frequência acabamos nos surpreendendo.

Alguns casos de vídeos que se tornaram virais foi o de um baiacu, quando as pessoas ficaram chocadas que não é de ar que o peixe se enche. E também o vídeo das conchas nadadoras, já que a maioria das pessoas não imaginava que elas faziam isso.

E agora um novo vídeo tomou conta da internet, onde é possível ver uma estrelado mar andando pela praia. O vídeo foi feito em Outer Banks, na Carolina do Norte, no começo de outubro de 2012, mas ele ressurgiu novamente recentemente. E existem vários outros vídeos mostrando estrelas do mar andando tanto acima como embaixo da água.

Andado

O que acontece é que estrelas do mar podem parecer que são estáticas, mas na verdade algumas espécies podem andar relativamente rápido. Um exemplo são as estrelas marinhas de girassóis, que se movem em uma velocidade de um metro por minuto. Ela faz isso usando seus 15 mil pés que cobrem seu corpo. Outras espécies, como a estrela de couro, só conseguem andar 15 centímetros por minuto.

As estrelas do mar descendem de animais bilaterais como crustáceos e aranhas, por isso se movem da maneira que vemos. E certas pernas funcionam como a “frente” do animal. Os pés da estrela do mar parecem ventosas e elas agarram o chão com produtos químicos adesivos.

Os pés dela se movem como uma onda, com uma seção do braço presa usando os produtos químicos que ela produz, enquanto o outro braço vai liberando sua aderência. O que é surpreendente é que elas não deveriam estar andando na terra. Isso porque elas respiram absorvendo o oxigênio da água do mar. E quando são tiradas do mar, logo sufocam.

“Nós não os tiramos da água. Nós os achamos caminhando / encalhados na praia na maré baixa e os colocamos de volta no mar. Eu fiz o vídeo antes de colocar aquele de volta na água. Todas as estrelas do mar que encontramos vivas na praia as colocamos de volta na água”, explicou Zeb Hallock no Youtube.