Suas unhas se quebram facilmente? Pode ser o seu corpo te dizendo algo

797

0-2
Unhas que se quebram com alguma facilidade podem se tornar uma verdadeira frustração para algumas pessoas. A condição afeta cerca de 20% da população, de acordo com um relatório apresentado pela Universidade da Carolina do Norte.

As causas para a condição podem ser muitas, como reflexo natural da idade, lavar frequentemente, expor a mão a compostos químicos ou fazer atividades que desgastam as unhas, como tocar violão, por exemplo. Apesar disso, algumas condições de saúde também podem resultar na quebra das unhas com frequência.

Caso você esteja percebendo que as unhas se quebram com muita frequência, sem motivo aparente, seu corpo pode estar te dando sinais de que algo errado esteja acontecendo. Confira algumas das potenciais causas para o problema.

Condições médicas

A quebra das unhas pode ser motivada por infecções causadas pela presença de fungos sobre elas. Em situações mais raras, o problema também pode ser estimulada por condições específicas da saúde das unhas ou da pele, como a psoríase que deixa a pele escamoso, seca e com coceiras.

A condição também pode ser indicação de problemas no funcionamento de outros órgãos, resultado de doenças como diabetes ou hipotiroidismo. Os problemas são acompanhados de outros sintomas, então não precisa se desesperar se você sofre apenas com a quebra das unhas. Se as unhas são apenas mais um sinal, dentre outros que seu corpo está dando, no entanto, é importante consultar um médico para saber se há uma condição mais grave.

Falta de nutrientes

Se você consome uma dieta com deficiência de proteína ou algumas vitaminas e minerais, pode sofrer com a falta das substâncias no corpo, o que pode levar à fragilidade das unhas. Uma boa solução para o problema pode ser ingerir biotina, também conhecida como vitamina H, vitamina B7 ou vitamina B8.

A deficiência de ferro, que pode levar à anemia, também causa a quebra das unhas. A presença de ferro no corpo ajuda a produzir a hemoglobina, a parte das células vermelhas que carrega o oxigênio no sangue. Assim como no caso dos outros problemas de saúde, a anemia também não vem sozinha, e apresenta outros sintomas. Falta de apetite, pele pálida e dores de cabeça podem indicar a condição, que precisa de um especialista para ser diagnosticada.

Como deu pra perceber, as unhas podem se quebrar por diferentes motivos, e esses são apenas alguns deles. Por conta da quantidade de opções, o fundamental é procurar um médico para obter o diagnóstico completo.

FONTE(S) Live Strong e Live Strong