SE A SUA CABEÇA COÇA, ESSAS PODEM SER AS 7 CAUSAS PARA ISSO

398

Poucas coisas incomodam tanto quanto aquela coceira chata na cabeça. Claro, é algo extremamente normal e acontece com todo mundo, mas a partir do momento em que ela se torna frequente e você tem aquela vontade de afundar as unhas em seu couro cabeludo, algo anormal pode estar acontecendo. Muita gente tem aquela ideia errada de que a coceira constante é sinônimo de piolho, mas se você não for uma criança e nem tiver contato com uma que sofra do problema, é provável que não seja isso. Portanto, sempre tome o maior cuidado com seu cabelo.

Mas se não são piolhos, o que pode estar provocando essa intensa coceira? Acredite, existem diversos problemas que podem ser a fonte disso. E o pior é que quanto mais coçamos, mais sentimos vontade de coçar. E quanto mais fazemos, mais irritado ficar o couro cabeludo. Mas vamos lá, se você está passando por isso e não sabe o que pode ser, dá uma olhada na lista abaixo que podemos te ajudar!

1 – Caspa

Sim, não é grande surpresa que comecemos por este item. Estima-se que as caspas afetem cerca de 40% da população e a tendência é que ela acompanhe o indivíduo por toda a vida caso não seja tratada. É normal que elas provoquem coceira no couro cabeludo. Segundo Jennifer Haley, dermatologista certificada pelo Scottsdale, no Arizona: “Mudanças climáticas, estresse e aumento de açúcar na dieta podem propiciar o aparecimento de caspas“. Para resolver o problema, o ideal é procurar por m dermatologista,, que indicará um remédio adequado ao seu caso.

2 – Reação alérgica

Suponhamos que você acabou de tingir seu cabelo. Poucos dias depois, começou a sentir coceiras mais frequentes em seu couro cabeludo. Pode ser que esteja enfrentando uma reação alérgica ao produto, mesmo que já esteja acostumado com ele. Podemos apresentar alergia a praticamente tudo com que temos contato, neste caso, um simples shampoo pode ser um problema. Caso esteja passando por isso, busque usar produtos destinados para peles suaves e sensíveis, até que seu couro cabeludo cicatrize.

3 – Queimadura de sol

Mas também pode ser que sua coceira não seja algo tão grave assim. Por exemplo, se você ficou muito tempo exposto ao sol durante o dia, é provável que seu couro cabeludo tenha sofrido algumas queimaduras. Para aliviar o sintoma, tomar um bom banho frio, molhando a cabeça, pode ajudar bastante.

4 – Couro cabeludo seco

Existem certas épocas do ano que deixam nossa pele mais seca e o mesmo acontece com o couro cabeludo. Dessa forma, nossos óleos protetores naturais reduzem, fazendo com que a região comece a ficar mais irritando, ocasionando na coceira. Portanto, se acontecer algo do tipo com você, o ideal é optar por condicionadores hidratantes.

5 – Sujeira

De acordo com a dermatologista Dra. Shainhous, instrutora clínica da Universidade do Sul da Califórnia: “Quando você não lava o cabelo com bastante frequência, óleos naturais, sujeira e resíduos de produtos se acumulam nas raízes e no couro cabeludo, causando coceira e arranhões“. A grande questão é que a pele do couro cabeludo é bastante parecida com a do rosto e precisa de toda atenção.

6 – Fungos

Uma infecção fúngica, diferente daquela que causa caspas, também é capaz de desencadear coceira no couro cabeludo… Apesar de ser bem mais comum em crianças. Ela pode ser provocada pela umidade por longos períodos na região. Se esse for o seu problema, você verá descamação e vermelhidão por muito tempo em seu couro cabeludo. Se estiver acompanhado de pus, é mais sério ainda. Procure por seu médico!

7 – Rabo de cavalo muito apertado

Se você tem o costume de usar rabos de cavalo muito apertados, é melhor repensar. Tal hábito pode provocar aquela coceirinha chata e, além disso, ainda ocasionar uma maior queda de cabelo. Ainda segundo a Dra. Shainhous: “Usar o cabelo todo dia, em penteados excessivamente apertados ou pesados, como tranças ou rabos de cavalo, pode puxar os folículos pilosos, causando estresse e cicatrizes de cabelo e a perda dos fios“.

Ainda acrescenta: “Esse estilo também puxa os cabelos, nervos e músculos circundantes em uma direção antinatural, deixando o couro cabeludo dolorido e as vezes, coçando quando você solta o cabelo“. Bem, fica a dica!

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Via   Reader’s Digest     Minha Vida  FATOS DESCONHECIDOS