Saiba mais sobre o bairro República em São Paulo

25

O bairro República que faz parte do centro histórico de São Paulo é um dos menores bairros da cidade, em contrapartida, é um dos principais locais escolhidos por quem quer morar sozinho,  ao todo, 38,8% dos domicílios são habitados por apenas uma pessoa, o que faz com que a oferta por apartamentos studios no bairro república também seja crescente.

Praça República

O bairro República, construído nos arredores da Praça da República, tem um grande valor histórico para a cidade de São Paulo.  A praça foi construída a partir de um modelo de urbanização Europeia e recebeu nomes como Largo da Palha e Praça 15 de Novembro.

No século XX, a Praça da República, era local para realização de touradas e treinamentos militares. A relevância da região aumentou ainda mais após a Proclamação da República, quando ganhou nome definitivo, e com a inauguração do Viaduto do Chá.

Em 1905, com o sucesso do café e no auge da imigração, a praça da República foi revitalizada e no seu entorno foram construídos grandes edifícios, comércios e pontos turísticos.  Atualmente, Praça da República abriga uma feira de variedades e é um importante ponto de encontro que atrai turistas e moradores locais.

Características de apartamentos à venda no bairro República

Ao contrário de antigamente, em que morar sozinho acontecia apenas em casos de viuvez ou separação, agora, os motivos para morar sozinho em apartamento em São Paulo no bairro  República, variam. Alguns optam por essa decisão como estilo de vida  e aproveitam a localização para estudar em grandes universidades ou  mesmo para ficar mais próximo do trabalho, gastando menos.

Para acompanhar a mudança no perfil de compradores, as incorporadoras estão inovando nos tipos de apartamentos no centro, principalmente na tecnologia. Em contraste com os antigos apartamentos à venda, cuja construção apesar de possuir apenas um dormitório tinha ampla metragem, agora, os studios no centro de São Paulo possuem metragem de 16 a 32 m².

Os novos apartamentos na República são espaços compactos e inteligentes que deixam a rotina de qualquer solteiro ou casal muito mais fácil, sem a necessidade de grandes esforços para faxina e investimentos em manutenção.