Quanto dinheiro existe no mundo?

43

hhh

Para esta pergunta simples, podem haver diversas respostas complicadas. Isso porque, para respondê-la, primeiro precisamos definir o que é dinheiro. Para tornar as coisas mais simples, podemos definir dinheiro apenas quanto ao que tange ao dinheiro físico, notas de papel e moedas de metal, que constituem a moeda.

O dinheiro é um meio de troca de bens e serviços. Dessa forma, o dinheiro é aceito para a troca de bens e serviços, em uma determinada região. Assim, através do dinheiro, criamos um meio padronizado para que as pessoas adquiram bens e serviços. O dinheiro exerce algumas funções como meio de troca e reserva de valor. Além de também funcionar como unidade de conta, entre algumas outras funções.

A nível mundial, o dinheiro possui diferentes valores e nomes diversos. Entretanto, para facilitar o comércio exterior, o dinheiro é padronizado de um país para o outro. Por outro lado, definir a quantidade total de dinheiro pode ser muito desafiador. Isso devido a muitos fatores.

Como dito anteriormente, a própria definição do termo dinheiro pode variar, uma vez que os parâmetros utilizados para defini-lo, também podem fazê-lo. Além do mais, os bancos centrais de vários países criam algumas operações que tornam o trabalho, em determinar o valor do dinheiro, algo complexo.

Se considerarmos dinheiro apenas como as moedas físicas, notas bancárias e as depositadas em contas correntes e poupanças, o valor total global em dinheiro é de aproximadamente 36,8 trilhões de dólares. Porém, se incluirmos, nessa conta, o dinheiro mantido em contas acessíveis, o valor sobe para cerca de 90,4 trilhões de dólares. Esse valor ainda pode ser maior se incluirmos bitcoins e outras criptomoedas. O que poderia fazer esse cálculo ser tão alto, quanto um quatrilhão de dólares.

Muito dinheiro

Quanto de dinheiro existe no mundo 2

Os investimentos podem fazer todo esse montante aumentar ainda mais. Derivativos detêm enormes quantidades de fundos investidos neles. Assim, a estima-se que este valor possa chegar a 1,2 quadrilhão de dólares. Tal quantia é muito maior do que todo o dinheiro nas bolsas de valores, que é de aproximadamente 73 trilhões de dólares.

Entre algumas empresas líderes no mercado global, estão a Apple, Alphabet e a Microsoft. Elas contribuem significativamente para o mercado de ações, logo, elas possuem muito dinheiro. Imóveis comerciais também possuem grandes quantidades de fundos. o que aumenta a quantidade total de dinheiro globalmente.

O dinheiro imobiliário comercial, no mundo, representa um montante aproximado de 215 trilhões de dólares. Investimentos no setor imobiliário, nas últimas décadas, aumentaram a quantidade total de dinheiro existente no planeta, em um número inimaginável. E isso, no futuro, pode vir a aumentar ainda mais. Isso, a medida que mais investimentos são feitos e os países se esforcem para a estabilização de suas economias.

Os avanços tecnológicos devem fazer uma diferença na contagem do dinheiro mundial. Atualmente, existe aproximadamente 160 bilhões de dólares em bitcoins em circulação pelo mundo. No entanto, a adoção deste tipo de moeda ainda deve levar algum tempo para ser amplificado.

Conforme as transações comerciais estão se tornando mais digitais, o dinheiro físico tem diminuído. O que tem sido amplificado pelo uso dos celulares e computadores, para transferência de dinheiro. Assim, muito provavelmente, os bancos centrais devem adotar meios para controlar o dinheiro digital.

FATOS DESCONHECIDOS