Quanto de água potável ainda existe na Terra?

79

Não é por acaso que a Terra é conhecida como “Planeta Água”. Afinal, aqui temos água em abundância (ainda bem). Mas isso não quer dizer que toda essa água seja própria para o consumo, já que, como sabemos bem, falta água potável, para uma grande parcela da população mundial. Mas água de oceano é o que não falta.

Nosso planeta é sempre visto como uma enorme “bola azul”, com alguns pontos marrons. Todo esse azul seria partes compostas por água e o marrom, os continentes. Que a maior parte do planeta Terra é coberta por água, é muito provável que todo mundo saiba. Mas quanto, do nosso planeta, é realmente composto de água?

Essa é uma pergunta bastante complexa, e que deve levar em consideração diversos fatores. Mas já sabemos que 71% da superfície terrestre é preenchida por água, enquanto os 29% restantes são compostos por continentes e ilhas. E então, se juntássemos toda essa água, em um único lugar, qual seria o tamanho dessa gota gigante? E mais, quanto de toda essa água é potável? É o que vamos descobrir agora.

Planeta água

Quase toda a água do planeta é salgada, ou seja, não é própria ao consumo. Cerca de 96,5 % de toda a água da Terra está nos oceanos, enquanto que apenas 3,5% é encontrada em lagos de água doce. Tem também a parte de água congelada, presa em geleiras ou calotas polares. Essa parte compreende a mais da metade de toda a água potável do mundo.

Cerca de 69% de toda a água doce da Terra está em forma de gelo. Se fosse possível derreter todo esse gelo, os níveis do mar subiriam a uma altitude de 2,7 km. Então, é bom que isso não aconteça, porque não seria um cenário nada bom.

Tirando toda a água, em forma de gelo, sobra ainda uma enorme quantidade de água doce, em sua forma líquida, sob a superfície da Terra. Se fosse possível reunir toda essa água doce, em uma única gota gigante, estima-se que ela teria cerca de 1,386 milhões de quilômetros cúbicos, em volume. Mas não se engane, embora isso pareça muito, e é, não chega nem a um terço do que seria, se juntássemos toda a água do mundo. Incluindo, doce e salgada.

Água do planeta

Toda a água doce da Terra, que existe em rios, lagos, córregos e abaixo da superfície, constituiria pouco mais de 10,6 milhões de quilômetros cúbicos de volume. No panorama geral, isso seria o equivalente a apenas 7% de toda a água do planeta. Nesse cenário, é possível ver como a água doce é verdadeiramente preciosa.

Já falamos sobre a água na sua superfície, mas quanto da Terra é feita de água, de fato. Nessa soma, entram toda a água da Terra e toda a massa do planeta, são só da superfície. Se prepare, porque os números poderão te chocar.

Enquanto a água cobre 71% de toda a superfície terrestre, ela representa apenas 0,02% de toda a massa do planeta. Dá para imaginar? Segundo os cientistas, a massa total dos oceanos da Terra é de 1,35 x 10¹8 toneladas métricas. Para deixar isso mais simples, na prática, isso representa apenas 1/4400 de toda a massa do planeta.

Se comparada com a massa total do planeta, essa quantidade de água pode até parecer pouco. Mas foi mais do que suficiente, para que toda a biodiversidade do planeta prosperasse aqui.