Qual é o problema de ter um carro de leilão?

4

Existem três tipos de leilão de carros, aqueles em que a própria montadora faz, os de recuperação financeira e os que são feitos por seguradoras. Além da questão da desvalorização na hora de vender, pois você já comprou o carro num preço abaixo do mercado, ainda há problemas encarados principalmente em leilões feitos por seguradoras. 

Nesse leilão, geralmente o automóvel a ser leiloado já sofreu algum dano, como por exemplo uma batida, e isso pode vir a trazer algum dando estrutural ou na mecânica, e o comprador não conseguirá saber se houve algum dano mais grave ou não. Por isso é bom ficar atento a essas questões na hora de fazer um lance em um leilão de veículos. 

Vantagens de comprar carros de leilão 

– Possibilidade de comprar carros por um custo mais baixo 

– Os carros comprados em leilão saem sempre por um preço mais em conta para o comprador. Estima-se que eles sejam de 30 a 50% mais baratos do que os preços da tabela FIPE.  

Assim, eles são bem mais vantajosos do que aqueles carros que são comprados direto de concessionárias. Além disso, os carros comprados em leilão de caminhões online vêm com todas as dívidas de IPVA já quitadas, o que é uma vantagem em relação a carros usados em geral.  

– Grande variedade de modelos oferecidos 

Os leilões costumam apresentar uma enorme variedade de modelos de automóveis. É possível encontrar desde carros populares até os mais luxuosos. Assim, são disponibilizados veículos excelentes para todos os gostos.  

Na hora de arrematar seu carro, você poderá comparar as características de diversos modelos e fazer a escolha que mais combina com sua preferência e com suas condições financeiras. 

Desvantagens de comprar carros em leilão 

– Necessidade de pagamento à vista 

Nos leilões, apesar de os preços serem um atrativo especial, é preciso lembrar-se de que o pagamento costuma ser feito apenas à vista. Dessa forma, caso você queira investir nessa forma de aquisição de veículos, é importante deixar um dinheiro separado com antecedência.  

De nada adianta querer aproveitar os ótimos preços dos carros oferecidos em um leilão se você não estiver preparado para realizar o pagamento nos meios adequados. Assim, é importante estar ciente disso para não perder uma boa oportunidade.  

– Gastos extras correm por conta do proprietário 

É muito importante ter em mente que os gastos extras com veículos adquiridos em leilões são todos por conta do novo proprietário. Assim, lembre-se de que o valor inicial da compra pode acabar aumentando e esteja preparado para isso.  

Entre os gastos extras estão, principalmente, despesas com eventuais problemas mecânicos. Muitos automóveis vão a leilão de veículos online devido a acidentes e é provável que essa seja uma realidade do carro que você adquirir.  

Outro gasto extra que correrá por conta do novo dono é relacionado à documentação do veículo. Assim, leve em consideração todos os possíveis gastos e some-os ao preço do automóvel para verificar se a compra em leilão online judicial será rentável.  

Dessa forma, a compra de carros de leilão apresenta algumas desvantagens, mas também pode ser muito proveitosa. Para que isso aconteça, basta fazer uma análise criteriosa e avaliar bem o produto e as condições de compra. Ao pesar cuidadosamente os prós e contras desse investimento, você saberá se ele é a melhor opção.