Quais as vantagens de morar em condomínios com lavanderia compartilhada?

3

Lavar roupa é uma tarefa que está presente nas nossas rotinas. Deixando de lado o hábito brasileiro de usar a máquina de lavar em casa, novos condomínios de apartamentos em SP e em outras regiões do país oferecem uma lavanderia compartilhada. Mas como funciona? Vale a pena? Quais são as vantagens? Continue lendo para entender!

Funcionamento das lavanderias compartilhadas

Antes de comprar um apartamento studio ou qualquer outro imóvel, você analisa bem a estrutura, metragem, localização e espaços comuns do condomínio, não é? Piscina, salão de festa e academia não são os únicos que você deve prestar atenção. A lavanderia compartilhada também influencia na escolha do seu novo apê.

Assim como qualquer outra área de um condomínio, a lavanderia compartilhada tem as suas regras. Os moradores dos apartamentos em São Paulo devem respeitá-las para não gerar problemas. De forma geral, o funcionamento desses locais consiste na utilização de lavadoras e secadoras por diversos moradores.

Cada condomínio define os detalhes do funcionamento. Alguns empreendimentos já colocam as despesas da lavanderia na taxa do condomínio, outros cobram um valor a parte para quem irá utilizar o espaço. Os produtos, como sabão e amaciante, podem ser comprados pelos responsáveis do prédio ou cada morador deve levar o seu.

Por isso, antes de utilizar a lavanderia do seu condomínio, não esqueça de tirar essas dúvidas com o síndico ou responsável.

Quais são as vantagens?

Agora que você já entendeu o que são lavanderias compartilhadas, deve estar pensando se vale mesmo a pena comprar um apartamento studio em São Paulo que tenha esse espaço. A resposta é: vale a pena sim! Para analisar se essa área fará diferença na sua rotina, separamos algumas vantagens:

Economia de água

A primeira vantagem é a economia de água. Há muitos estudos que estimam a quantidade gasta nas lavagens de roupas de condomínios e a economia gerada com as lavanderias compartilhadas. Em média, o gasto mensal de água nesse tipo de lavagem é de 1.440 litros por apartamento. Muita coisa, né?

Estima-se que o uso das lavanderias do condomínio consiga reduzir em 60% por apartamento. Pensando no meio ambiente e até no seu bolso, comprar apartamentos Prontos Para Morar ou na planta que tenham esse espaço é vantajoso.

Economia de dinheiro: você não precisa comprar máquina

Sabemos que mudar para um apartamento em Perdizes ou para qualquer outro lar exige tempo, paciência e dinheiro! Comprar utensílios e eletrodomésticos gasta uma grana. Com as lavadoras, você não precisará se preocupar! As lavanderias compartilhadas possuem diversas máquinas para que você possa utilizar.

Hoje em dia, as máquinas são sofisticadas, portanto os valores costumam ser altos. Assim, usar as lavanderias do condomínio ao invés de comprar uma lavadora já alivia o bolso, não é?

Ajuda a conhecer os vizinhos

Geralmente, as lavanderias dos condomínios de apartamento studio não possuem apenas máquinas. Os empreendimentos mais novos e modernos contam com sofás, cadeiras e outros objetos que tornam o local mais aconchegante.

Lavar roupas no condomínio é uma forma de conhecer seus vizinhos e interagir! Sabemos que as pessoas possuem rotinas agitadas, por isso acabam nem conversando com os moradores do seu prédio. Escolher apartamentos na Zona Oeste ou em outros locais que tenham esse espaço contribui para essa interação e melhor convivência.