Primeiros passos para abrir uma confeitaria

5

Se você sonha em ter um local onde poderá oferecer como produto bolos decorados, doces criativos e kits para festas, saiba que pode ser mais fácil do que imagina abrir sua própria confeitaria, mantendo organização e qualidade nos produtos que você irá comercializar, desde as bases dos doces, até os complementos como nutella, chocolates, frutas entre outros. 

A seguir, daremos algumas dicas dos primeiros passos a serem feitos para abrir uma confeitaria, e que o negócio faça sucesso, oferecendo sempre qualidade nos produtos aos clientes, e trazendo novidades para que o cardápio esteja sempre atualizado.  

Pense na estrutura básica para iniciar seu negócio

Comércios do ramo alimentício precisam de uma estrutura específica de pessoas que precisam de funções específicas, principalmente se tratando de uma confeitaria, que é um ramo muito difícil de não conter clientes todos os dias. 

A estrutura básica de funcionários para trabalhar junto de você para vender seus doces é:  

  • 1- Atendentes; 
  • 2- Auxiliar de cozinha; 
  • 3- Auxiliar administrativo; 
  • 4- Auxiliar de serviços gerais; 
  • 5- Confeiteiro; 
  • 6- Gerente. 

Por mais que essa estrutura de funcionários esteja separada, saiba que você também pode optar em exercer mais de uma função, por exemplo, ser gerente e confeiteiro do local, e assim por diante.  

Qualidade nos produtos oferecidos 

Trabalhar com o ramo de alimentos exige que seu negócio tenha um diferencial para fazer sucesso, pois já existem diversas confeitarias em qualquer local, e para que o seu novo negócio faça a diferença em relação à concorrência e chame a atenção do público, é necessário que alimentos e bebidas do local sejam sempre de boas marcas, estejam na validade e sejam saborosas, acima de tudo.  

O mais importante é sempre garantir um retorno positivo dos clientes, e saber se necessita de alguma mudança em relação aos ingredientes e produtos colocados nas vitrines para serem vendidos. Caso o retorno seja sempre positivo, basta sempre querer melhorar, comprando as novidades de qualidade em produtos que serão bons para sua confeitaria. 

Faça doces famosos com seu toque especial

Fazer doces que as pessoas já conhecem é um bom passo para iniciar seu negócio de confeiteiro, pois dá para chamar a atenção das pessoas com doces como brigadeiro, chocolate em barra e bolos de sabores padrões, para depois cativar as pessoas com novidades de criações feitas por você e que só terá no seu comércio, fazendo com que mais pessoas venham se interessando pelos seus doces.  

Elabore boas estratégias de marketing

Ao ter sua confeitaria aberta, planejar como será feita a divulgação dos produtos e a conquista de novos clientes faz toda a diferença. Um bom início de estratégia de marketing é criar páginas destinadas apenas a sua confeitaria, e publicar fotos bonitas e bem editadas de seus bolos e doces decorados.  

Além disso, fazer cupom de descontos e promoções para quem seguir suas páginas também passa a ser uma ótima ideia para atrair novos clientes. E, tendo essas estratégias em mãos e mantendo sempre a qualidade nos produtos utilizados em cada doce, sua confeitaria será reconhecida e terá muito sucesso, independente da concorrência.