Por que os pilotos de Fórmula 1 correm deitados?

36

Os fãs de corridas de carro e praticamente todo mundo conhece, ou já ouviu falar, da Fórmula 1. Ela é também conhecida como F1. Ela é a modalidade de automobilismo mais popular do mundo. A F1 é a categoria mais avançada do esporte a motor e é regulamentada pela Federação Internacional de Automobilismo.

O esporte tem um grande calendário de corridas, onde os pilotos competem em pistas ao redor das principais cidades do mundo. As corridas são conhecidas como Grande Prêmio. Esses detalhes podem ser de conhecimento de várias pessoas.

E se você já assistiu algumas corridas da Fórmula 1, provavelmente já percebeu que os pilotos parecem ficar praticamente deitados nos carros. Isso é muito curioso, já que, nos carros normais, os motoristas não precisam ficar nessa posição.

Mas existe um porquê dos pilotos de Fórmula 1 ficarem nessa posição. Isso tem a ver com termos técnicos do esporte. Um deles é o chamado “arrasto”, que é a resistência do ar que todo objeto em movimento enfrenta.

Então, visando diminuir a resistência do ar que o carro experimenta e aumentar sua aceleração e velocidade, os engenheiros tentam fazer os carros da Fórmula 1 terem o formato mais aerodinâmico possível.

Técnica

piloto1

A resistência do ar nada mais é do que as partículas do ar empurradas para trás contra um objeto em movimento. E o que determina o nível de resistência do ar é a velocidade dos carros. E também a área da seção transversal. E quanto maior a velocidade ou área da seção transversal, maior a resistência do ar.

Por isso, os carros de Fórmula 1 reduzem sua área de seção transversal, que é a altura e largura da extremidade dianteira do carro. Além disso, quando o carro está em grande velocidade ele pode se sujeitar a uma elevação. Isso acontece porque causa da diferença de pressão embaixo e em cima do carro.

Para evitar essa elevação, os engenheiros tomam algumas medidas para regular esse chamado downface. Uma dessas medidas é colocar grandes asas nas frente e atrás do carro. E elas fazem o oposto das asas de um avião, ou seja, mantém o carro firme no chão.

Um outro fator para os carros de Fórmula 1 ficarem tão perto do chão é para ter um melhor centro de gravidade. Com o carro mais perto do chão o equilíbrio para fazer curvas, acelerar e frear é muito maior.

Aerodinâmica

piloto2

Por todas essas razões, os carros de Fórmula 1 são do jeito que são. E os pilotos dirigem “deitados” porque, nessa posição, eles ficam acomodados, no design aerodinâmico, por completo. E a posição dá aos pilotos um fácil acesso aos pedais do carro, com os pés.

Geralmente, a maioria das pessoas pode achar que essa posição é desconfortável. Mas é importante lembrar que cada assento é feito exatamente para se adequar perfeitamente ao corpo do piloto. E isso garante que ele não sinta qualquer movimento lateral, durante a corrida.

Para não dizer que não tem um problema, o único problema é que os pilotos veem apenas uma parte do ambiente acima do volante. Por esse motivo, eles têm que treinar os seus instintos, para aproveitar o máximo da sua pouca visão.

Os pilotos dirigem deitados porque essa é a posição que mais se adapta ao design dos carros da Fórmula 1, que tem características bastante fora do comum.