POR QUE OS HUMANOS PERDERAM OS PELOS COM A EVOLUÇÃO?

227

capa 85

Sempre que vamos falar sobre evolução do homem, um dos principais assuntos é a respeito das mudanças corporais e comportamentais. O que mudou de lá para cá, o que eles faziam e nós não fazemos mais. O que eles tinham e nós não temos mais. Todas essas coisas fizeram parte do processo de evolução e uma das coisas mais notáveis que podemos ver, visualmente, são os pelos.

Nossos antepassados tinham o corpo peludo, nós não temos. Mas por quê? Já que os pelos servem de alguma forma para proteger nossa pele? Essa foi uma pergunta que deixou muitos estudiosos de cabelo em pé literalmente e isso os engajou a encontrar a explicação para isso.

Porque perdemos os pelos afinal?

1 191

A perda de pelos não aconteceu de forma repentina e sem motivos. Na verdade, ela foi causada por uma forte mudança climática que ocorreu há milhares de anos atrás. O resfriamento global secou todas as florestas, e a aparência que elas tomaram foi de extensas pastagens. Os pelos, que antes serviam para proteger, no momento de coletar alimentos, deixou de ter serventia.

Quando essa onda de resfriamento passou, o calor das savanas tornou os pelos ainda mais inadequados. Os hominídeos, que tinham o corpo muito peludo, tinham dificuldade em caçar durante o dia, devido às altas temperaturas. Aqueles que tinham poucos pelos tinham mais facilidade em realizar a tarefa.

Os dermatologistas afirmam que termorregulação do corpo funciona mais em um corpo pelado, do que em um corpo peludo. O suor permite que o calor saia do corpo e dessa forma, regula também a temperatura corporal.

Porque ainda restaram pelos na cabeça, nas axilas e partes íntimas?

2 1

Com a evolução, nós perdemos a maioria dos pelos, mas não todos eles. Afinal, por que determinadas partes de nosso corpo ainda são peludas? Porque essas áreas precisam de alguma forma de proteção. Não entendeu? Nós explicamos. Nossos cílios, por exemplo, protegem nossos olhos da poeira. As sobrancelhas não permitem que o suor chegue até nossos olhos. E nossos cabelos funcionam como uma proteção contra os raios de sol.

Mas e quanto aos outros pelos? Nas axilas e virilha? Por incrível que pareça, isso está ligado a nossa comunicação sexual e social. Os pelos nessas regiões são sinais da puberdade. Além disso, os odores específicos dessa região, que de alguma forma são influenciados pela presença dos pelos, influenciam na resposta sexual.  Outra questão é que os pelos grossos na genitália seriam também uma ferramenta importante para a proteção do local.