POR QUE ALGUMAS CIDADES NO MUNDO ESTÃO PROIBINDO CARROS?

163

capa 121

As cidades pequenas, geralmente, não sabem o que são os congestionamentos. Por questões lógicas, os carros também não são tão necessários. Eles conseguem se locomover bem por toda cidade, sem necessariamente recorrer a um veículo. Mas é claro que ainda assim, algumas pessoas optam pelos carros, no entanto, o número ainda é pequeno se comparado às cidades grandes.

O que as pessoas não imaginam é que os carros podem trazer alguns malefícios. E nós não estamos falando apenas dos congestionamentos. Um estudo realizado pela Universidade de Oxford descobriu que cerca de 10 mil pessoas morrem de forma prematura na Europa, em decorrência da poluição causada por carros a diesel.

Como diminuir os malefícios dos carros?

1 179

Algumas cidades, realmente grandes, estão buscando alternativas para por fim dos altos índices de poluição. Entre as medidas tomadas, estão a diminuição da frota de carros. As cidades têm proibido a circulação dos carros em algumas vias em específico. Outras têm proibido em alguns dias da semana.

Além de melhorar os níveis de poluição, a proibição dos veículos ajuda também a melhorar o fluxo do trânsito nas cidades. As pessoas que desobedecem as regras, precisam pagar multas. Mas não é que todos os carros estão impedidos de circular. As proibições são voltadas principalmente para os veículos antigos e movidos a diesel, já que eles são os mais poluentes.

Cidades que já proibiram alguns veículos

2 146 e1547838761425

Muitas cidades ao redor do mundo já têm proibido a circulação de alguns veículos. Madri, por exemplo, proibiu a veiculação de carros a gás fabricados antes de 2000, e os veículos a diesel produzidos antes de 2006. No entanto, isso só será possível até 2020, quando os carros mais antigos não poderão circular.

Em Paris, o primeiro domingo de cada mês é livre de carros nas principais vias da cidade. O objetivo é melhorar os níveis de poluição da cidade. No entanto, não são apenas as cidades europeias que estão criando medidas quanto aos carros. A cidade de Nova York, por exemplo, já proibiu o trânsito de carros nas áreas populares da cidade. A região interna do Central Park, por exemplo, não permite a veiculação de carros.

Essas são apenas algumas das cidades que estão recorrendo a essa alternativa. E você, deixaria de usar o carro se tivesse um transporte público de qualidade? Nos conte aqui nos comentários e aproveite para compartilhar com os amigos que sempre pensam no bem do planeta.