O que é essa tocha ”infinita” que queima dentro dessa cachoeira?

203

1 36

Se pensarmos em cachoeiras, vai nos vir a imagem de água caindo sobre pedras, longas cascatas, natureza, e principalmente de água, muita água. Ninguém pensa de cara em associar fogo com cachoeira.

Mas é isso que acontece no parque Chestnut Rodge, em Buffalo, em Nova York, onde existe uma cachoeira um pouco diferente das que costumamos ver. Ela é chamada de Eternal Flame Falls(traduzida Cachoeira da Chama Eterna), e mostra para todos que água e fogo podem sim existir no mesmo lugar.

Por mais que as águas da cachoeira caiam com uma pressão forte, a chama escondida por ela nunca se apaga. Esse fenômeno acontece por causa da ciência e de alguns turistas que passam pela região.

Fenômeno

2 32

O fenômeno ocorre na cachoeira de pedra cinzenta, chamada Shale Creek. Ela tem 27 metros de comprimento e 400 milhões de anos, ou seja, é datada do período Devoniano. Na época, as plantas e os animais que morriam eram enterrados naturalmente sob camadas de areia, limo e rocha. Com o passar dos anos, isso se transformou em um gás natural, rico em metano, que ficou preso dentro das pedras.

Esse gás é super inflamável e é liberado pelas rochas através de rachaduras, e uma muito grande fica localizada bem embaixo da cachoeira. O gás tem um cheiro muito forte de ovo podre, o que faz com que os transeuntes caminhem até o lugar para ver o que tem ali, e assim, eles acabam reacendendo a “chama eterna”.

Chama

3 25

Quando ela está acesa, chega a 20 centímetros de altura e é refletida pela água. Isso dá uma imagem que se assemelha a um vidro fosco. Segundo a Atlas Obscura, esse fenômeno já foi inspiração para várias lendas, até mesmo para algumas que dizem ter elfos na região.

Quem for caminhar pela região, precisa ter um certo cuidado, não pelas criaturas míticas, mas porque a erosão fez com que o solo ficasse com raízes expostas, o que pode causar ferimentos em um caminhante desavisado. Além disso, em época de chuva, o solo se torna liso, escorregadio e derruba qualquer um que pisar em falso.