O que acontece se você comer um ovo todos os dias?

1631

ovos
Cozido, frito, na maionese, o ovo é um alimento bastante consumido no mundo e presente nas mesas de café da manhã e almoço de várias pessoas.

Além de ser fácil de ser preparado e ter um gosto bom, ele é uma fonte de proteína muito utilizada por praticantes de musculação com a intenção de ganho de massa magra.

Muitas vezes o ovo é consumido em grandes quantidades, ou mesmo em poucas, mas com uma frequência diária ou nem tanto assim. Mas o que acontece se você comer um ovo todos os dias?

De acordo com a nutricionista Margaret Brown, da clínica Mayo, em entrevista publicada no G1 à BBC, “Para aqueles que já têm altos índices de colesterol no sangue, o melhor é limitar o consumo de ovos a dois ou três por semana.”

O cardiologista Francisco López-Jimenez conta que “a maioria das pessoas saudáveis pode comer até sete ovos por semana sem que isso aumente o risco de incidência de doenças do coração.”

O ovo possui altos índices de proteínas e vitaminas A, D e B12 e gordura, um de seus principais componentes. De acordo com a BBC, “um estudo de 1999 da Universidade de Harvard, que analisou 115 mil pessoas durante uma década, concluiu que comer um ovo diariamente não levaria a um aumento do colesterol no sangue.

Alguns acreditam que o ovo pode ser a principal fonte de gordura de uma refeição, mas na realidade deveríamos nos preocupar mais com as gorduras saturadas.”

De acordo com a especialista em nutrição integrativa Rebecca Eisenmann, “ovos fritos ou mexidos são as maneiras menos recomendadas de consumi-los. Isso porque nessas formas de preparo as gorduras naturais são oxidadas0.” E fritar-los em óleo aumenta a quantidade de gordura em 50%.

Você gosta de comer ovos? Mande seu comentário para gente!

FONTE(S) medicaldaily, bbc e bemestar