NORTE-AMERICANO DESCOBRE O MAIOR NÚMERO PRIMO EXISTENTE

114

Embora a matemática exista há bastante tempo, as descobertas relacionadas aos números nunca param de acontecer. A última foi a do maior número primo existente e, como de costume, ela veio permeada de curiosidades bem interessantes.

O número 282,589,933-1, que tem mais de 24,8 milhões de dígitos, foi descoberto no dia 7 de dezembro de 2018, e o responsável pelo feito foi Patrick Laroch, um profissional de IT de 35 anos.

Ele é voluntário em uma iniciativa conhecida como GIMPS, a Great Internet Mersenne Prime Search – ou “A Grande Busca da Internet pelos Primos de Mersenne”, como são chamados os 51 números primos apresentados como potência de dois menos uma unidade e são batizados em homenagem a Marin Mersenne, um frei que ficou conhecido por seus estudos na área da matemática, teologia, teoria musical e filosofia entre os séculos 16 e 17.

O que causa espanto é que Laroch levou “apenas” 4 meses para conseguir chegar ao número – a descoberta do antecessor levou mais de 2 décadas para acontecer. A verificação do novo número foi feita por dois matemáticos utilizando três softwares, um processo que levou 6 dias.

Você pode baixar o número em um arquivo zip de 11 MB (!!) diretamente no site da GIMPS.

Fonte: MegaCurioso


COMPARTILHAR