Mitos e verdades sobre pós-graduação EAD

0

Sabemos que o mercado de trabalho está exigindo profissionais altamente qualificados, por isso a pós-graduação EAD ou presencial é importante. Com rotinas agitadas, muitas pessoas precisam de horários flexíveis para estudar e optam pela modalidade à distância. 

Em 2018, cerca de 176 mil alunos estavam matriculados em cursos de especialização lato sensu (especialização) ead de acordo com o censo da Associação Brasileira de Educação à Distância. 

Entretanto, existem muitas dúvidas em relação a esse ensino. Saiba o que é mito e o que é verdade sobre curso de pós-graduação ead! 

Pós-graduação à distância é mais fácil

Mito. Se você está pensando em fazer uma pós-graduação ead em educação, saúde ou em qualquer outra área por que acredita que é mais fácil, pode esquecer! Uma pós-graduação à distância tem um nível de dificuldade, uma vez que se trata de um curso de especialização. 

As disciplinas não são mais fáceis que um curso presencial. A diferença é que alunos de uma pós ead conseguem fazer as aulas nos seus horários e seguirem seu ritmo de estudos. 

O preço de uma pós-graduação EAD é mais baixo

Verdade. Fazer uma pós-graduação online é investir na carreira profissional gastando menos. Os valores de um curso à distância é menor que um presencial, sem contar que você não vai gastar com transporte, alimentação e materiais. Por isso, a economia costuma ser um dos fatores que levam os profissionais a optarem por essa modalidade. 

O aluno do EAD não interage com o professor

Mito. Com os avanços tecnológicos, ficou cada vez mais fácil se comunicar à distância. Por isso, os alunos que fazem uma pós-graduação ead em pedagogia, por exemplo, podem tirar suas dúvidas sobre a matéria por meio de chats, e-mails, entre outras ferramentas. 

O aluno do ead precisa ter um computador de última geração

Mito. Não é necessário ter um computador de última tecnologia para conseguir assistir às aulas. Basta ter um que tenha acesso à internet e com o mínimo de configurações para estudar sem problemas. 

O aluno precisa ter disciplina para estudar à distância

Verdade. Como o aluno estuda em casa, é preciso ter disciplina para assistir todas as aulas e fazer os trabalhos. Também é necessário ter mais foco, uma vez que o estudante pode se distrair com algo na internet, celular, entre outros. 

Geralmente, os profissionais que escolhem pela pós-graduação EAD trabalham o dia inteiro ou estão ocupados com outras questões. Dessa forma, é essencial que ele se organize para aproveitar ao máximo o curso. 

A pós ead não é valorizada no mercado de trabalho

Mito. Hoje em dia, as empresas não desvalorizam aqueles que possuem uma pós-graduação ead em matemática, computação ou em qualquer outra área. Os empregadores sabem que para estudar à distância é preciso ter disciplina, sendo uma das características importantes para um bom profissional. 

Além disso, as empresas buscam pessoas qualificadas para ocupar os melhores cargos. Portanto, ter uma pós-graduação intensiva é um diferencial no currículo, sendo online ou presencial.