Médicos encontram 526 dentes na boca de menino

136

A dor de dente é um desconforto físico muito comum no dente, ou ao redor dele. Às vezes, a dor de dente pode ser muito forte, a ponto de ser descrita como insuportável. Bom, geralmente uma dor de dente é resultado da cárie dentária ou simplesmente de uma infecção.

Mas existem casos em que essa dor pode ser resultado de outras coisas. No momento em que Ravindranath, um menino indiano de sete anos, reclamou de um inchaço desconfortável em sua boca, seus pais logo acharam que poderia se tratar de um câncer de boca. Eles foram até o Saveetha Dental College, em Chennai, na Índia, onde essa teoria deles foi derrubada.

Isso não quis dizer que o menino não tivesse um problema. Ravindranath tinha 526 dentes crescendo em sua boca. Segundo o The Independent, os médicos descobriram uma estrutura grande e dura no queixo do menino, e ela pesava meio quilo.

Eles conseguiram remover com sucesso essa estrutura que causava o desconforto no menino e a abriram para inspecionar o seu conteúdo. Depois de fazer isso eles descobriram uma variedade de dentes que variavam de um a 15 milímetros de tamanho. E curiosamente, eles não eram apenas fragmentos de dentes. Todos estavam completos com uma coroa coberta por esmalte e uma estrutura que se parecia com uma raiz.

Os patologistas do hospital descreveram a descoberta como “lembrando pérolas em uma ostra”. E os pais de Ravindranath ficaram aliviados quando viram que o diagnóstico de câncer, como eles pensavam, tinha sido descartado.

Descoberta

As fotos do raio-X já mostram o quão perturbadora a descoberta foi. “Abrimos a mandíbula depois de administrar a anestesia geral e vimos uma bolsa dentro dela. O saco, pesando cerca de 200 gramas, foi cuidadosamente removido e mais tarde foi encontrado para conter 526 dentes – pequenos, médios e grandes”, explicou P. Senthilnathan, professor do Saveetha Dental College.

De acordo com a CNN, o professor e seu time “perfuraram a mandíbula a partir do topo. Nós não quebramos o osso dos lados, o que significa que a cirurgia de reconstrução não foi necessária. O saco foi removido. Você pode pensar nisso como uma espécie de balão com pequenos pedaços dentro”.

Essa não foi a primeira vez que Ravindranath foi hospitalizado pelo seu inchaço na mandíbula. Em 2015, seus pais o levaram para um check-up, quando ele tinha três anos de idade. Na época, o menino não cooperou e a família voltou para casa sem nenhum diagnóstico.

O procedimento feito agora com Ravindranath provavelmente acabou com os problemas dentários do menino para sempre. O diagnóstico do médico foi como “odonto composto”, que é essencialmente um tumor benigno que pode ocorrer durante o desenvolvimento dos dentes da infância.

Em 2014, casos parecidos aconteceram na região quando médicos de Mumbai fizeram uma operação em um adolescente que tinha 232 dentes. A operação durou sete horas. De acordo com o Saveetha Dental College, essa foi a primeira vez que vários dentes foram encontrados na boca de uma pessoa.

Condição

O recorde mundial do Guinness, para o maior número de dentes mantidos em uma boca, é de uma pessoa que tem 37 dentes de tamanho normal na boca. Depois da cirurgia, Ravindranath deixou o hospital com seus 21 dentes normais intactos.

A causa dessa condição rara ainda não é totalmente clara. Pratibha Ramani, professor da faculdade, disse que a genética pode ter uma importância grande. Outro fator, que os médicos também estão interessados em saber, é sobre a radiação das torres de telefonia móvel, que é um fator que poderia nutrir essa condição.

“Antes, coisas como não tantos dentistas, falta de educação, pobreza significavam que não havia tanta consciência. Esses problemas ainda estão lá. Você pode ver que as pessoas nas cidades têm uma consciência muito melhor, mas as pessoas que estão nas áreas rurais não são tão educadas ou capazes de ter uma boa saúde bucal”, disse Senthilnathan.