Jovens brasileiros criam carro que anda 543 km com 1 litro de gasolina

153

shell eco marathon carro estudantes ifrs 543 km por litro de gasolina 1561747360075 v2 1170x540

Automóveis ou carros são veículos motorizados com rodas que são usados para o transporte. Os carros se popularizaram em um nível global no século XX, e as economias foram desenvolvidas com bastante dependência deles. E foi em 1886, que o nascimento do carro moderno aconteceu. Foi nesse ano que Karl Benz patenteou seu Benz Patent-Motorwagen.

Um dos primeiros carros que foram acessíveis às massas foi o 1908 Model T, que foi um carro americano, fabricado pela Ford Motor Company. O lugar onde eles logo se popularizaram foi nos Estados Unidos, onde as carruagens e carros puxados por cavalos foram logo substituídos. Mas eles demoraram mais para chegar e serem aceitos na Europa Ocidental e em outras partes do mundo.

Desde a sua criação até os dias de hoje, os carros sofreram grandes mudanças. A cada inovação tecnológica, os veículos eram modificados para acompanharem a vida das pessoas de seu tempo. Até que, como podemos ver atualmente, a maioria deles já usa tecnologias à frente do nosso tempo e sempre nos surpreende com o que um carro pode fazer.

As pessoas costumavam dizer que, no futuro, teríamos carros voadores. Mas, até agora, na segunda década do século XXI, ainda não temos esse tipo de tecnologia. No entanto, isso não quer dizer que não temos algumas tecnologias impressionante. Já temos motos quase voadoras, isso quer dizer que já estamos no caminho. E outra tecnologia que já temos hoje em dia, que é bastante futurista, são os carros autônomos. Esses carros não precisam de motorista para guiá-los. Coisa que, com certeza, as pessoas de antigamente não imaginavam.

Veículo

carro2

E como a indústria automotiva é muito grande e competitiva, a inovação é quase que obrigatória para que uma empresa continue no mercado. E também várias pessoas fazem seus experimentos a fim de aprimorar essa indústria.

Uma dessas inovações foi um veículo criado por estudantes brasileiros. Ele tem uma autonomia para rodar 543 quilômetros com apenas um litro de gasolina. Quem criou esse modelo foram os alunos de engenharia mecânica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), em Erechim. Eles estão desenvolvendo esse protótipo desde 2015.

O projeto desenvolvido por eles foi recentemente premiado na maior competição de eficiência energética da América Latina. A equipe, batizada de Dream Team, ficou em terceiro lugar na categoria combustão interna a gasolina na Shell Eco-marathon Americas.

Competição

carro

Essa competição tem como objetivo fomentar a pesquisa energética e desafiar estudantes a projetar e construir protótipos que percorram a maior distância com a menor quantidade de energia. Essa iniciativa começou em 1939 e, a partir de 1985, ela se tornou oficial.

O veículo experimental que a equipe brasileira fez mede cerca de 2,5 metros de comprimento, 73 centímetros de largura e 63 centímetros de altura. Esse veículo consegue chegar a uma velocidade máxima de 45 quilômetros por hora. E a carroceria é feita de uma estrutura metálica de aço coberta por fibra de vidro. O protótipo é leve, pesando apenas 50 quilos.

O projeto foi feito por 12 estudantes. E segundo o professor que coordenou o projeto, Airton Bortoluzzi, foram gastos cerca de 35 mil reais para fazer o veículo. Para que eles conseguissem cobrir os custos do projeto, eles fizeram de tudo, até mesmo rifas. O que a equipe pretende agora é aperfeiçoar o consumo para que o veículo consiga fazer mil quilômetros por litro.