Isso é o que acontece com o seu cérebro quando você não dorme

652


Se você entrou nesta matéria, você provavelmente deve ser um de dois tipos de pessoas. Pode ser aquela pessoa que adora dormir e quer ver que realmente você precisa continuar fazendo isso para evitar os possíveis danos de não fazer isso, ou então você dorme pouco (seja porque não tem tempo ou não consegue) e quer entender o que isso está fazendo com seu corpo. Independente de qual grupo é o seu, a verdade é bem simples, dormindo muito ou pouco, estamos sempre cansados e com sono.

Aproveite para ler o porquê de você sentir sono mesmo depois de dormir 8 horas por dia.

Dormir é essencial para um bom rendimento de nosso corpo e de nosso cérebro. É extremamente importante que a gente consiga algumas horas de descanso para que funções de recuperação e preparo para um novo dia sejam ativadas e exista energia e disposição para continuar tudo bem.

Sendo assim, o que realmente pode acontecer com o cérebro com a falta de sono?

Perda de memória

O hipocampo, uma estrutura em forma de lua localizada em nosso cérebro, apresenta um padrão de atividade neural diferente quando aprendemos novas informações. Os cientistas acreditam que o cérebro repete essas atividades quando dormimos para fixar a memória. Por causa disso, menos sono é igual a menos memórias.

Raiva

A falta de sono faz com que a gente foque em experiências negativas, não interprete bem certas expressões faciais e procure conflitos. A instabilidade emocional pode ser culpa da interrupção de comunicação entre regiões do cérebro que controlam o processo de emoções (amígdala) e regulam os sentimentos (córtex medial pré-frontal), fazendo com que você fique mais agressivo.

Falta de esperteza

Quando você deixa de dormir, os comentários de uma pessoa esperta podem sumir da sua cabeça. A falta de sono afeta processos cognitivos que nos ajudam a trocar de assunto com facilidade e ligar pensamentos durante uma conversa. Os cientistas descobriram que a atividade cerebral em pessoas que não dormem afeta esses processos fazendo com que o cérebro foque em outros objetos e funcione muito mais lentamente

Alucinações

Um cérebro bem descansado filtra estímulos indesejados, separando cheiros, objetos e ruídos que não importam e evitando uma overdose sensorial. Quando ele se torna incapaz de filtrar as informações de maneira correta, o caos acontece. Depois de passar uma noite sem dormir, as pessoas podem começar a perceber coisas que nem mesmo estão ali.

Encolhimento cerebral

Adultos saudáveis que dormem mal podem acabar perdendo volume em regiões do cérebro como lóbulos frontais, temporais e parietal. Pesquisadores ainda não entendem se a falta de sono provoca o encolhimento do cérebro, ou acontece o processo inverso, mas já perceberam a associação entre o hábito e o tamanho.

Dano cerebral

Se ainda não estava ruim o suficiente, chegamos a um fator decisivo. Ficar uma noite sem dormir eventualmente não provoca esse dano, mas se você torna o hábito regular irá danificar o tronco cerebral, a porção do sistema nervoso que fica entre a medula e o diencéfalo, responsável por uma série de conexões e funções essenciais. Entre as funções, por exemplo, está a regulação de mecanismos como ritmo do coração, respiração e percepção de dor. O dano na região pode ser irreparável, o que significa que não basta tentar colocar o sono em dia para recuperar a capacidade cerebral.

Agora que você já conhece os problemas da falta de sono, entenda o que realmente acontece com o seu corpo quando você dorme 8 horas por dia. Mesmo antes de você ler, já dá pra adiantar que os efeitos vão ser bem melhores do que aqueles lidos aqui.

Será que agora você já tem motivos suficientes para deixar de pular as noites de sono?

FONTE(S) ATTN