Governo manda fazer Banheiro público com wi-fi, caixa eletrônico e televisão

446

O governo da China inaugurou um banheiro público em Pequim com televisão, internet sem fio, caixas eletrônicos e estações para carregar celulares e carros elétricos. O toalete fica na estação da Praça Fuqian em Fangshan, um distrito no sudoeste de Pequim.

Segundo a Xinhua, agência oficial de notícias, a construção é parte do programa “Revolução do Banheiro”, cujo objetivo é melhorar os padrões sanitários da China para atrair mais turistas internacionais.

A indústria do turismo da China já renovou 68 mil banheiros nos últimos três anos (cerca de 19% do objetivo final) transformando-os em locais “universalmente adequados”, afirma a agência do país. O plano é construir e atualizar outros 64 mil banheiros entre até 2020.
Foto reprodução

Mas o projeto também tem sofrido críticas por parte dos moradores. Segundo reportagem do The New York Times, alguns reclamam que as construções são desperdício do dinheiro público:

“É apenas um banheiro”, contou Lei Junying, 74, um fazendeiro aposentado que mora em Fangshan, em entrevista ao jornal americano. E acrescentou: “O governo pede às pessoas que paguem impostos. Por que eles não doam esse dinheiro para os bairros pobres?”

tmp 4435 x73194590 FILES This picture taken on November 19 2015 shows the first public toilet equipped with Wi.jpg.pagespeed.ic .Ufk8ZWav3A 696x418 946140852
Foto/Reprodução

Ainda sim, segundo a publicação, o local se tornou um ponto bastante popular no distrito e dezenas de pessoas visitam o local por hora. O morador Zhou Wang, que é motorista de ônibus, contou ao NYT que espera que o banheiro “ajude a trazer mais visitantes estrangeiros”.