Garoto encontrou 11 ovos de dinossauros enquanto brincava

146

Dinossauros são um grupo de diversos animais membros do clado dinosauria. As suposições são de que eles apareceram na Terra há pelo menos 223 milhões de anos e foram os dominantes do planeta por mais de 167 milhões de anos, em toda a era dos dinossauros.

Os dinossauros são um tópico que atiça a curiosidade de todos. Eles são praticamente dragões sem as asas e que realmente existiram. E todo o universo, que os circunda, parece ser misterioso e cabível de exploração. Talvez por isso, tenham tantas pessoas estudando para descobrir coisas desde como eles andavam até sua reprodução ou tipo de pele.

Todos temos o conceito de dinossauro bem fixado na cabeça, seja por programas infantis, como Barney ou Família Dinossauros, ou pelos filmes de ficção científica, como Jurassic Park. O fascínio, por essas criaturas e a vontade de vê-las vivas, não diminuiu com o passar do tempo e continua fazendo sucesso em filmes de Hollywood.

As perguntas, que são levantadas sobre esses animais, são respondidas com os ossos fossilizados que são encontrados. Mas, mesmo assim, eles não são capazes de nos dar todas as informações que precisamos e nem sanar todas as nossas dúvidas. Alguns mistérios que envolvem esses animais simplesmente não podem ser solucionados e o que nos resta são suposições como respostas.

Achar fósseis é um trabalho minucioso de arqueólogos, mas um estudante, que é obcecado por ciência, tropeçou em um ninho de ovos de dinossauro fossilizado . Isso, depois que ele detectou uma pedra estranha no chão, enquanto estava brincando. O caso ocorreu na China.

Segundo o garoto, identificado como Zhang Yangzhe, ele estava procurando ferramentas para abrir nozes, quando viu um pedaço de rocha que parecia especial. No momento, o menino, de 10 anos, estava brincando no rio Dong, em Heyuan, que fica na província de Guangdong. Ele falou que achava que a rocha tinha círculos em sua superfície.

“Liguei para minha mãe, [e nós] pensamos que a casca parecia a de um ovo de dinossauro”, contou o menino, em uma entrevista a Heyuan Radio and Television Station.

De acordo com especialistas, os ovos podem ter 66 milhões de anos e serem datados do período Cretáceo. Esse período aconteceu pouco antes dos dinossauros serem extintos.

Ovos

Depois que os escavadores examinaram o ovo de oito centímetros, eles encontraram mais dez nas proximidades. E de acordo com Li Xiaofang, a mãe do menino, ele sempre foi obcecado por ciência e já leu vários livros a respeito de dinossauros.

Quando eles encontraram os ovos, ela chamou as autoridades e ficou vigiando o lugar junto com seu filho, até que elas chegassem. Então, especialistas do Museu de Dinossauros Heyuan confirmaram que o achado era realmente ovos de dinossauro fossilizados.

Como dito por Huang Dong, ex-diretor do Heyuan Dinosaur Museum, os fósseis são do final do período cretáceo. Os ovos foram levados para o Heyuan Dinosaur Museum para serem mais estudados.

Casa dos dinossauros

E Heyuan foi apelidada de casa dos dinossauros na China. O apelido se justifica porque, em 2015, uma gaiola com 43 ovos de dinossauro fossilizados foi descoberta. Esta foi achada por operários da cidade. Em Heyuan, o primeiro ovo de dinossauro a ser registrado foi encontrado em março de 1996.

Desde então, outros 17 mil ovos foram escavados na cidade. E segundo o Heyuan Dinosaur Museum, eles têm 10.008 ovos de dinossauro. E tal número faz com que eles tenham a maior coleção do gênero do mundo.