Galaxy Note 10 Plus tem a melhor tela do mundo

75

A tela Dynamic OLED do Galaxy Note 10 Plus quebrou 12 recordes de qualidade na análise técnica do site DisplayMate, especializado na comparação de displays. A tela da Samsung definiu novas pontuações máximas para quesitos como precisão absoluta de cor, nível de contraste e escala de intensidade, tudo isso atingindo níveis de brilho superiores à qualquer tela de celular já medida anteriormente pela publicação. Os resultados da Samsung renderam ao modelo a classificação A+, reservada apenas para modelos com performance de tela excepcional.

De acordo com a publicação, a atual melhor tela de celular do mundo se credencia a esse nível por conta de conta de alta qualidade em basicamente todos os elementos essenciais para uma boa qualidade de imagem: o Dynamic OLED do Note 10 Plus tem cores intensas e precisas, níveis de contraste elevados e intensidade de brilho que chega a surpreender: atingindo 1.308 nits de brilho máximo, a tela do Note 10 Plus é simplesmente 25% mais brilhante que o painel AMOLED usado no antecessor, o Galaxy Note 9.

Nível alto de brilho e contraste são dois elementos cruciais na boa qualidade de imagem, já que é a intercessão dessas duas características que define a qualidade do chamado grande alcance dinâmico (HDR). O Note 10 Plus, portanto, tende a oferecer uma experiência acima da média na hora de curtir filmes ou séries com HDR.

Em termos de cores, o teste observa que o Note 10 Plus se dá bem mesmo nos modos automáticos, em que o software deve encontrar a melhor calibração de cor possível a depender das condições de exibição e do conteúdo mostrado na tela.

Para não ficar apenas em elogios, o teste encontrou uma medida em que a performance da tela do Note 10 Plus não vai à perfeição. O DisplayMate afirma que os ângulos de visão não são perfeitos, salientando que a um ângulo de 30º a imagem apresenta um desvio de precisão de cor de 2,8 JNDC (unidade que se traduz em “diferença de cor perceptível”), margem que é ainda pequena, mais é maior do que os 0,7 JNDC do S10 Plus nas mesmas condições.

O Galaxy Note 10 Plus, assim como o Note 10, têm lançamento previsto para 23 de agosto a US$ 1.099 (R$ 4.375, em conversão direta) nos Estados Unidos. Diferentes, os modelos apresenta telas de especificações técnicas distintas, já que o Note 10 Plus usa display de 6,8 polegadas e resolução em 3040 x 1440 pixels (3K) contra a tela Full HD+ de 6,3 polegadas do Note 10. O preço brasileiro será conhecido em 2 de setembro.

Descontada as diferenças nas telas, os dois modelos tem design parecido, suporte à S-Pen e processador e processador Exynos 9825. O Note 10 roda com 8 GB de memória e tem versão única de 256 GB. Mais parrudo, o Note 10 Plus tem 12 GB de RAM e versões com 256 ou 512 GB de armazenamento. O sistema de câmera tripla, 12, 12 e 16 megapixels, é igual para os dois aparelhos.