ESSA É A MEDIDA DRÁSTICA QUE JACARÉS ADOTARAM PARA SOBREVIVER EM PÂNTANOS CONGELADOS

122

Um vídeo muito curioso tem circulado na internet, onde aproximadamente 18 jacarés de um parque de 65 hectares, o Shallote River Swamp Park, no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, estão congelados sob a água. Na gravação, é possível ver os animais com apenas seus focinhos para fora do grande pântano de gelo, formado pelas baixas temperaturas da estação.

Num primeiro momento, a impressão que temos é que os répteis estão mortos devido a sua imobilidade. Entretanto, existe uma explicação lógica para os animais estarem neste estado. O país se encontra no inverno nessa época do ano, e por isso muitos rios, lagos, pântanos e riachos acabam se congelando. Os jacarés, para sobreviverem, também “se congelam”, mantendo suas narinas para fora para poder respirar.

Picolé de jacaré

Quando se deparou com tal cena, George Howard, gerente do parque onde os répteis foram filmados, teve uma reação inusitada e admite até mesmo ter entrado em pânico com o que via. “Eu pensei comigo: será que eu devo tentar tirá-los de lá?”, contou Howard.

Howard acreditava que os animais estavam mortos e somente depois de fazer uma busca sobre tal comportamento na internet, é que ele se tranquilizou. “Foi a coisa mais louca que eu já vi. No início, eu estava preocupado, mas depois eu me dei conta que esse era o único jeito que eles poderiam respirar”, afirmou. Quando se acalmou, ele conseguiu ter dimensão de como aquilo era incrível e pensou: “Quão inteligente é isso?”.

O estado em que se encontravam os jacarés no vídeo é completamente reversível, à medida que o sangue deles esquentar, após o estado de congelamento, conforme as temperaturas vão aumentando. Assim como outros lagartos, os jacarés têm boa capacidade de se adaptar e hibernar durante períodos de baixas temperaturas, o que lhes garante a sobrevivência.