É por isso que todos devem conhecer os perigos de fumar cigarros eletrônicos

470

Você fuma cigarros eletrônicos ao invés de cigarros normais? Sua intenção é evitar a fumaça do tabaco que sabemos que é perigoso para o corpo e os pulmões?

Então você deve ler este artigo com bastante atenção, pois parece que os cigarros eletrônicos podem ser mortais.

15 pessoas saudáveis ​​que nunca fumaram cigarros eletrônicos participaram de um novo estudo realizado por pesquisadores do Instituto Karolinska em Estocolmo.

E o resultado foi bastante assustador. Os cigarros eletrônicos que contêm nicotina influenciam o corpo de várias maneiras e até podem chegar a ser fatais.

Mesmo que seja apenas vapor e não haja fumo de tabaco, é um absurdo fechar os olhos aos efeitos que os cigarros eletrônicos produzem no corpo. Na verdade, eles podem ser muito perigosos.

De acordo com o Mirror, pesquisadores do Instituto Karolinska em Estocolmo descobriram que fumar cigarros eletrônicos tem efeitos terríveis sobre o corpo – e uma de suas conseqüências pode ser permanente.

Os resultados do experimento mostraram que 30 minutos após fumar este tipo de cigarros de nicotina, há sinais óbvios de aumento da pressão arterial e freqüência cardíaca, bem como aumento da rigidez nas veias.

Potencialmente fatal

– Os resultados são preliminares, mas o estudo mostra um claro aumento das freqüências cardíacas e da pressão arterial naqueles que fumaram cigarros eletrônicos de nicotina. A rigidez nos vasos sanguíneos foi três vezes maior neste tipo de pessoa, de acordo com Mirror Magnus Lundbäck, um médico e um dos pesquisadores que trabalham neste estudo no Hospital Universitário de Danderyd.

Os efeitos potencialmente mortais para o corpo eram de fumar cigarros eletrônicos contendo nicotina, mas eles não ocorreram ao fumar cigarros eletrônicos sem nicotina.

Magnus Lundbäck e o grupo de pesquisadores concluem, portanto, que é apenas a nicotina que é perigosa.

Os vasos sanguíneos já são afetados negativamente pela nicotina ao fumar cigarros comuns e os pesquisadores agora descobrem que ocorre o mesmo efeito ao fumar cigarros eletrônicos.

“É especulado que uma exposição crônica de cigarros eletrônicos de nicotina pode ter um efeito permanente sobre a rigidez de longo prazo das artérias”, diz Magnus Lundbäck, da Fundação Européia para Saúde Pulmonar (ELF).

Alternativa mais saudável

Mas isso não muda o fato de que muitas pessoas optam por fumar cigarros eletrônicos na esperança de que seja uma alternativa mais saudável e até mesmo completamente neutra para o corpo – mesmo que contenha nicotina. No entanto, não é mais verdade tal como foi descoberto nessas novas investigações.

– A indústria de cigarros eletrônicos comercializa o produto com efeitos menos perigosos do que o tabaco normal, além de ajudar a parar de fumar. Mas a segurança desse tipo de cigarro é controversa. Um número crescente de testes mostra que eles têm mais efeitos negativos para a saúde, diz Magnus Lundbäck.

Obviamente, você decide se quer fumar ou não este tipo de cigarros. Mas todos devem conhecer os efeitos potencialmente nocivos do tabagismo antes de fazer sua escolha. Compartilhe esta notícia com amigos que fumam cigarros eletrônicos.

Veja também este incrível video sobre os efeitos da nicotina sobre o corpo humano: