Como sobreviver a um incêndio, segundo a ciência

96

Ninguém quer passar pela experiência de se ver no meio de um incêndio, não é mesmo? Infelizmente, essa é uma situação que pode acontecer com qualquer um e em qualquer momento da vida.

Existem vegetações onde incêndios são propícios, e acontecem a quase todo momento. Talvez você não esteja nessas “zonas de risco”, porém, ainda assim, você nunca sabe quando se verá em meio a um incêndio.

Se por acaso, você entrar em uma situação desse tipo, sabe o que fazer para sobreviver? Então vá buscar aquela sua agenda que você quase não usa, uma caneta, e anote todos os passos que deve fazer para sobreviver a um incêndio, segundo a ciência.

Prevenção

Antes de qualquer coisa, você precisa ter em mente que o melhor remédio é sempre a prevenção. Se listarmos todas as principais causas de incêndio domésticos, todas são evitáveis. Quase sempre é por causa da distração.

Pense na sua rotina. Quantas vezes já esqueceu o seu fogão ligado depois de terminar a comida? Outras vezes, existem muitos produtos defeituosos que acabam iniciando um incêndio. Se você fuma, pode esquecer uma bituca no cinzeiro e começar a pegar fogo na cortina que está perto.

Está vendo? Todos os casos podem ser evitados. Tudo isso pode deixar de acontecer se você conseguir, simplesmente, prestar atenção nas suas tarefas diárias. Mas se caso chegar a acontecer, você vai precisar sobreviver.

Como sobreviver a um incêndio

Se um incêndio acontecer, você precisa estar preparado para não se render ao desespero. Por exemplo, se familiarize com os locais onde vai e sempre saiba as melhores rotas de fuga. Se algo acontecer, você vai conseguir fugir com facilidade.

Quando o incêndio começar, vai ser difícil respirar, por isso, cubra o seu nariz e a sua boca. Assim, você vai respirar menos fumaça e vai conseguir ter mais tempo para sair e não desmaiar no meio do percurso para a sua salvação.

Mas, talvez, cobrir a boca e o nariz não serão o suficiente. Além disso, também pode ser útil ficar de quatro no chão e sair engatinhado. A fumaça mais espessa fica no alto, e não na superfície. Além disso, você fugirá das grandes chamas.

Sobrevivência

Quando estiver saindo de uma casa ou local que estiver pegando fogo, certifique-se de fechar todas as portas atrás de você, pelas quais passar. Incêndios precisam de oxigênio para crescer, e quando você fecha as portas, diminuiu a circulação do ar no local e o incêndio demora mais para se espalhar. Da mesma forma, tenha cuidado quando abrir as portas da frente para não se queimar.

Se as suas roupas começarem a pegar fogo, role no chão até o fogo acabar. Quando o fogo finalmente acabar, não volte para dentro de casa em hipótese alguma. Não importa o que deixou para trás, deixe lá e não volte.