Como se adaptar aos óculos de grau?

2

A mudança de costumes é um processo difícil. Para que a adaptação às novas rotinas seja algo mais fácil, é importante ser persistente e manter um comportamento constante até que os novos costumes se tornem rotineiros. Estas mudanças podem estar relacionadas a uma redução alimentar, a uma nova rotina de exercícios físicos ou a um país que fala outra língua. 

Começar a usar óculos de grau é uma mudança de hábito que precisa ser adaptada. Por isso, saiba como melhor se adaptar ao uso dos óculos de grau. 

Mude os hábitos 

Os óculos de grau são acessórios que precisam de uma adaptação desde que começam a ser usados. Para se acostumar mais facilmente com o uso dos óculos, é importante mudar os hábitos e ter em mente que esses acessórios serão usados diariamente. 

Alguns sintomas e descuidos são comuns para quem acabou de começar a usar óculos de grau, como sentir tonturas e dores de cabeça por conta do grau das lentes, esquecer os óculos em casa ou não querer usá-los, por conta do desconforto. A melhor maneira de se acostumar com os óculos é persistir no uso. 

Compre uma armação confortável

Para quem vai começar a usar os óculos de grau, é importante ter em mente que escolher o tipo certo de armação é essencial. Uma armação confortável facilita o processo de acomodação dos óculos no rosto, uma vez que o formato e tamanho da armação dos óculos pode interferir na adaptação. 

Na hora de comprar a armação, fique atento aos detalhes como o material da armação (plástico ou metal) e o tamanho da ponte, que é a parte que encosta no nariz. Escolha armações que combinem com o seu estilo e sua personalidade, porque isto será um motivo a mais para usar os óculos. 

Procure por diferentes modelos de armação. Óculos de grau gatinho, sextavados, hexagonais, redondos ou quadrados são alguns dos tipos de armação mais encontrados nas óticas. Ter uma armação que agrade e combine com você é uma das melhores maneiras de se acostumar com a utilização dos óculos de grau. 

Utilize os óculos desde que acordar até a hora de dormir 

A persistência é a melhor forma de ajudar na adaptação ao uso dos óculos de grau. Desde a hora que acordar, lembre-se de usar os óculos pelo maior tempo possível, porque isso ajuda a se acostumar. Caso sinta dores de cabeças ou tontura por conta de estar utilizando os óculos por muito tempo, retire-os por alguns minutos e volte a usá-los uma vez que se sentir melhor. 

Não deixe de limpar os óculos 

Assim como a louça deve ser limpa após comer e as roupas devem ser lavadas após o uso, os óculos de grau também precisam de uma limpeza. Quanto mais você se acostumar com os óculos, mais você vai usá-los. Com o tempo, vai perceber que as armações e as lentes juntam sujeira durante o dia, seja poeira, cílios, fios de cabelo ou oleosidade da pele do rosto. 

Sejam óculos de grau feminino ou masculino, o processo de limpeza é o mesmo. Lembre-se de realizar uma limpeza constante dos óculos para preservar o estado das lentes e mantê-las mais limpas.