Como são feitas as bolinhas de gude?

906


Vocês sabiam que a bola de gude também é chamada de berlinde? Para quem não sabe, a bola de gude é uma pequena bola de vidro maciço, pedra ou metal, mas pode também sem translúcida, manchada ou intensamente colorida, de tamanho variável.

Muito diferente das crianças de hoje, as crianças dos anos 80 e 90 se divertiam muito com bolinhas de gude. As bolas de gude mais comuns são feitas de um tipo de vidro que permite muitos efeitos coloridos, deixar as bolas mais bonitas e chamativas. Bom, todo mundo já deve ter visto ao menos uma bola de gude na vida, certo? Mas como diabos elas são feitas, vocês já se perguntaram? Bom, tendo em mente que muitas pessoas tem uma bola de gude em casa mas não tem a mínima ideia de como elas são feitas, a Fatos Desconhecidos resolveu trazer para vocês o processo de fabricação da bola de gude.

Primeiro é feito o pré-aquecimento de um vidro claro, depois quebra um pedaço de vidro colorido. Após o vidro claro passar a noite derretendo, ele é misturado com um punhado de vidro colorido derretido. São usados vários fios coloridos para decorar os núcleos do vidro claro das bolinhas. O artesão coloca um punhado de vidro claro na haste e o molda com jornal molhado.

Depois de moldado, ele rola a massa em vários fios de vidro colorido pré-aquecidos e coloca de volta no forno. O mesmo processo é repetido cerca de 3 vezes para depois passar o vidro quente na mesa de metal para alisar a superfície.

Depois desse processo é adicionado uma camada de vidro claro em cima, e com outra ferramenta, ele alonga o vidro em mais ou menos 45 centímetros. Isso vai ser usado para fazer várias camadas. Para fazer a segunda camada, passa-se por um segmento de dois dedos em ‘fitas’ de vidro colorido. Depois de colocar no forno para derretê-las, as ‘fitas’ são alisadas com um alicate e retira-se o excesso no final.

Feito isso, os núcleos e fitas são envolvidos com uma camada de vidro claro só para depois moldar a mão. Depois é colocado outra cama de fitas e as bolas voltam ao forno para derretê-las. Depois de adicionar uma camada de vidro claro, o interior da bola de gude está pronto, com um total de 6 camadas, mas tais camadas podem variar de modelo para modelo. Com essa massa podem ser feitas cerca de 5 bolinhas, variando o tamanho.

Em seguida, a bolinha é colocada no forno a 530 ºC com o forno esfriando devagar durante à noite para fortalecer o vidro. Gostou? Bom, caso não tenha entendido passo a passo, o vídeo abaixo vai explicar para vocês exatamente como a bola de gude é feita, confiram:

E aí, já sabiam como a bolinha de gude é feita? Comentem!