Como Funciona Leilão de carros recuperados de financiamento?

6

Por diversas razões, algumas pessoas não conseguem mais pagar o financiamento do seu automóvel e consequentemente, as instituições financeiras por ainda serem donas deles recolhem o veículo e mandam para os leilões. 

Como sabe-se, o dono de um veículo financiado, é parcialmente dono, ele possui a posse direta, diante do pagamento das prestações, por isso no documento consta o nome do banco que financiou o veículo, ou seja, o banco também é dono do carro, podendo recolher e levar a leilão se não houver o pagamento do valor acordado. 

Com os valores bem abaixo do mercado, esses carros viram um atrativo para quem quer adquirir um veículo sem gastar muito. Eles são bem mais em conta, além de ter a segurança de não virem com algum problema mecânico, por esses motivos, vale a pena comprar um carro recuperado de financiamento em um leilão. 

Leilão de carros: como funciona? 

Os leilões servem para quem quer comprar um carro para uso próprio ou até mesmo para quem quer fazer um “trade” com o veículo. Arremata por um valor abaixo da tabela, leva para recuperar, faz as melhorias e/ou paga as dívidas necessárias e vende pelo valor de mercado. 

É possível, inclusive ganhar dinheiro vendendo carros arrematados em leilões. Muita gente faz dinheiro com este método e formato de negócio. No entanto, é preciso conhecer bem o sistema de leilão de carros para poder fazer tudo certinho, entender o edital e fazer lances assertivos. 

Para dar um lance em carro de leilão, você deve ter reunido o máximo de informação possível sobre o leiloeiro e o automóvel a ser arrematado. Assim evitará surpresas desagradáveis. 

Atenção especial para o edital do leilão de carros que pretende participar. Antes de dar qualquer lance é importante reunir todas as informações necessárias, lendo atentamente o edital. Lá estarão informações sobre o funcionamento, o leiloeiro e o método de pagamento, por exemplo. 

O leiloeiro precisa ser registrado na Junta Comercial do Estado. Além disso, existem também os leilões realizados por órgãos públicos, como o Detran. Nesse caso, são motos e carros apreendidos seja por falta de pagamento do licenciamento ou pegos em blitz, por exemplo. 

Por isso, fica a dica para quem tem carro. É necessário estar sempre em dia com os impostos, como IPVA e licenciamento. Isso porque veículo com licenciamento atrasado pode ser apreendido. Neste caso, se o dono demorar mais de 60 dias para resgatar o veículo, ele vai a leilão. 

Como funciona os leilões de carros? 

Um leilão de carros online funciona da mesma maneira que os leilões tradicionais. Não tem segredo! Os lotes são disponibilizados – e você pode acompanhar de maneira online – com suas devidas composições. 

Vence a disputa a pessoa que der o maior lance. 

Como participar dos leilões 

Para participar de leilões de veículos é bastante simples. Alguns leilões são realizados pela Internet, os leilões on-line, onde a única coisa que você precisa fazer é se cadastrar no site onde ele será realizado. Claro, como já dissemos, leia sempre o edital antes de tomar qualquer atitude. Afinal, é preciso cumprir algumas exigências para participar de determinados eventos. 

Após realizar o cadastro nos sites que organizam os leilões de carros e outros veículos, você receberá avisos dos lotes que estão disponíveis e poderá decidir se vai ou não participar. 

Há também a possibilidade de participar através de uma instituição financeira. Elas disponibilizam carros recuperados, devolvidos e aprendidos pelos bancos por falta de pagamento do antigo dono do financiamento de veículo. Nesse caso, o que você precisa fazer é sinalizar à instituição financeira, como a CAIXA, Santander ou Itaú, por exemplo, que tem interesse em participar desses leilões. 

É confiável comprar carros em leilão? 

Essa talvez seja a pergunta mais feita por quem ouve falar ou recebe a sugestão de um leilão de carros. Sendo uma instituição séria que organize o evento, não há o que temer. Você pode conferir a condição da instituição através dos órgãos de registro do seu estado, por exemplo. 

leilão de veículos é uma prática comum e realizada há bastante tempo. O ponto chave é entender e conferir o realizador, assim você evita cair em golpes. Evite, de toda forma, empresas pouco conhecidas e que tenham poucas informações disponíveis. 

Como é o pagamento em leilões 

Normalmente, as informações sobre a forma de pagamento dos leilões online judiciais estarão disponíveis no edital de cada um deles. Por isso a importância de ler com calma cada edital e entender os critérios e regras que serão adotados. 

O que é comum a todo leilão de carros ou qualquer outro veículo, é o fato que se o pagamento não for efetuado no prazo estipulado, o lote volta para ser leiloado mais uma vez. E aí, você pode ter seu acesso bloqueado no site que organizou o evento, impedido assim a participação em outros leilões.