Como funciona a compra de um carro em leilão?

2

Como em qualquer outro leilão, existe o edital, nele há todas as regras de como o leilão funciona, por isso é bem importante que ele seja lido com bastante atenção para evitar dúvidas na hora do processo de arremate. 

Após uma leitura bem detalhada, verifique os lotes formados por automóveis que serão leiloados, procure estudá-los a fim de escolher previamente o de seu interesse. O leilão pode ser tanto online como presencial e a empresa responsável anunciará um a um os lotes a serem leiloados. Quando o lote do seu interesse for anunciado, você poderá dar um lance e tentar arrematar o veículo no qual você está interessado. Não é difícil, basta ter o máximo de atenção possível em todos os processos. 

Quais tipos de veículos posso arrematar? 

Em leilão de carros, você pode arrematar todos os tipos de veículos, como motos, carros, caminhões das mais diversas marcas e até transportes de grande porte, como aviões e barcos.  

Também é possível encontrar lotes novos que fazem parte de antigas frotas de empresas e montadoras de carros, veículos seminovos que foram apreendidos por falta de pagamento ou outros eventos, como roubos, peças de reposição originais em perfeito estado e carcaças de veículos.  

Como saber a procedência do veículo? 

Um dos passos mais importantes para manter a segurança e saber qual é a procedência do lote que você deseja arrematar é ler atentamente a descrição do produto, divulgada pelo leiloeiro no dia do evento ou disponibilizada pelo anunciante no site da gestora leiloeira. 

Outra forma de saber de onde vem o veículo de leilão é entrar no site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e verificar a sua procedência, histórico e situação documental. 

É possível fazer seguro no veículo de leilão? 

Sim, é possível fazer seguro para os veículos comprados em leilão online. O que muitas vezes acontece e cria o boato de que não é possível contratar seguro para esses tipos de veículos são os critérios de aprovação de cada seguradora, pois muitas delas não aceitam carros da categoria sinistrados — veículo que sofreu algum dano, como batida ou roubo. 

Preciso pagar o imposto e os reparos do veículo que arrematei? 

Se um participante do leilão arrematar um veículo que tenha algumas avarias ou parcelas atrasadas de IPVA, ele será responsável por arcar os futuros reparos e dívidas. Por isso, é importante averiguar as informações desse veículo e, se permitido, avaliá-lo minuciosamente antes de dar o lance.  

Sempre se informe sobre os tipos de leilões, desde leilão de caminhões, carros e motos até de grande porte como aviões e barcos.