Como a porta pode ajudar a manter o controle de temperatura em salas industriais?

37

Salas limpas e salas industriais são ambientes controlados que exigem cuidados específicos para evitar a ocorrência de contaminantes que por sua vez culminam em  prejuízos financeiros e atrasos de prazos. A utilização das portas-rápidas é essencial para impedir que microrganismos possam proliferar-se em tais ambientes. Continue lendo e saiba de que forma as portas-rápidas internas atuam.

Conheça por quais motivos as portas-rápidas são indispensáveis

As portas rápidas internas garantem a vedação do ambiente. As portas frigoríficas, por exemplo, possuem laterais reforçadas que impedem a perda de frio e temperatura entre ambientes.  Como efeito colateral da vedação reforçada, o ambiente proporcionará muito mais economia de energia elétrica e o impedimento da criação de uma atmosfera favorável para o desenvolvimento de bactérias  e microrganismos em decorrência da variação de temperatura.

As portas de câmaras frias mais modernas são construídas com guias laterais inteligentes que aquecem e evitam o acúmulo de gelo que pode deixar a estrutura inoperante. Além disso, modelos patenteados apresentam tecnologia contra impactos que restabelecem a porta automaticamente em caso de colisões com empilhadeiras.

Mais uma característica específica que as portas-rápidas para salas limpas  apresentam, é a ausência de cantos ou superfícies que possam acumular sujeiras. O processo de higienização da estrutura fica muito mais fácil e seguro.

Ambientes que precisam de portas-rápidas

As indústrias farmacêuticas, químicas e  alimentícias são as que mais utilizam salas limpas. Tais ambientes precisam seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do INMETRO, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Food and Drug Administration. 

As especificações dizem respeito aos parâmetros de pressão do ar, umidade, temperatura, filtragem do ar e materiais utilizados na construção do ambiente para evitar contaminações.  Uma das ferramentas que ajudam a controlar tais ambientes são justamentes as portas de alta velocidade de abertura e fechamento, as portas rápidas.

Diante dos requisitos estabelecidos e da possibilidade de evitar perda de mercadorias e gasto excessivo com conta de luz, é fundamental escolher uma marca confiável para o fornecimento de estruturas seguras, resistentes e eficientes.