Como a noiva pode montar o dress-code do casamento?

46

Uma das maiores dificuldades relacionadas aos trajes do casamento, além da escolha do vestido de noiva (é claro!), é a definição dos vestidos de festa que podem ser usados pelos convidados, em especial, no caso dosvestidos de madrinha. Por essa razão, veja como a noiva pode montar o dress-code do casamento.

Por que informar a roupa no convite?

Para evitar que os convidados apareçam na cerimônia com uma roupa que não combina com o lugar e com a identidade visual é imprescindível que você informe o traje que eles devem usar. Os tipos variam do esporte ao esporte fino, bem como passeio completo e black-tie.

Assim, dá um “norte” para quando eles forem procurar o aluguel de vestidos de festa em uma loja de aluguel de vestidos e as demais peças que são utilizadas pelos homens, por exemplo.

Tipos de vestido de acordo com a recomendação

Mesmo com a nomenclatura, é normal ficar confuso sobre o que combina a ocasião. Para isso é necessário compreender o que esses rótulos significam e quais vestidos estão inclusos nesse caso.

Quando falamos “esporte” para as mulheres, significa que o ideal é optar por um vestido festa simples curto ou então por um vestido de festa simples longo fabricado com tecidos mais leves e com detalhes mais sutis.

Quando o evento pede uma roupa de esporte fino, ou de passeio, significa que a ocasião pede sim um pouco mais de formalidade sendo assim você pode escolher pela maioria dos modelos de vestidos de festa disponíveis. Entretanto, é importante ficar atento para o horário pois isso também interfere na sua escolha.

Se a festividade for realizada durante a noite, o ideal é que você opte por um vestido de festa preto (ou com outras cores neutras), que não há chances de você errar e tão pouco de destoar do que foi solicitado pelo anfitrião.

Quando o convite pede um traje de passeio completo significa que você deve usar um vestido de festa social. Não se esqueça de complementar o look com jóias, e clutches!

Quando se trata do black-tie é imprescindível que as mulheres usem um vestido de festa longo. Você pode abusar dos seguintes elementos: decotes (como é o caso do vestido de festa decote V), brilhos e até mesmo das caudas.

Padronização das madrinhas

O costume de ver todas as madrinhas de casamento com o mesmo vestido de festa é uma tradição que faz muito sucesso nos Estados Unidos, por conta disso vem fazendo várias adeptas ao redor do mundo.

Para que você implemente isso na sua cerimônia é interessante ter em mente de que se trata de uma escolha que remete ao seu gosto pessoal, por essa razão recomenda-se uma conversa com umas madrinhas até mesmo para definirem quem terá de arcar com o aluguel de vestido de madrinha.

Para dar mais liberdade de escolha você pode optar apenas pela cor, tanto como em uma sólida ou por uma paleta de cores para que elas consigam fazer a escolha de acordo com o tom e do modelo de vestido para madrinha de casamento que se sentem mais confortáveis.