Coelho ou corvo? A nova ilusão de ótica que está confundindo geral

144

Quase todos nós já nos pegamos tentando interpretar uma ilusão de ótica. Uma ilusão de ótica pode ser definida como uma técnica utilizada para “enganar” o sistema visual humano, fazendo com que vejamos algo que não existe, ou então que está presente mas de um modo completamente diferente daquilo que enxergamos. E a internet está cheia de ilusões do tipo.

Quem não se lembra do vestido que dividiu opiniões entre todos os cantos do mundo. Enquanto alguns o enxergavam nas cores preto e azul, outros viam dourado e branco. Mas existem diversas outras ilusões que já nos deixaram completamente intrigados.

Um novo caso de ilusão de ótica feita para irritar as pessoas que não sabem o que estão olhando está circulando pela internet. E é exatamente esse o caso da ilusão “corvo ou coelho”. Essa ilusão de ótica foi compartilhada na plataforma de compartilhamento de imagens chamada Imgur.

O usuário chamado HorseonaBike, compartilhou o vídeo com a legenda: “‘Quoth the Raven” awwww yissss”. Quoth the Raven é uma linha de um poema do famoso escritor Edgar Allan Poe chamado O Corvo.

Quando nos deparamos com o vídeo é certo que vemos um corvo. É possível ver seu bico, olhos e, teoricamente, não há dúvidas a serem levantadas. Mas algumas pessoas começaram a questionar e dizer que tinha alguma coisa errada com o coelho do vídeo. E isso fez várias pessoas ficarem se perguntando.

E se pararmos para pensar isso é verdade. Realmente se parece com um coelho. O que pensávamos se tratar de um bico são na verdade as orelhas do animal. Poderia ser uma segunda opção. Visto que o pesquisador de psiquiatria biológica da Universidade de Oslo, Dan Quintana também compartilhou o vídeo com uma outra legenda. A legenda dela se lia: “Coelhos adoram carinho no nariz”.

Ilusão

Pode ser novidade para os internautas, mas a ilusão de ótica é antiga. Quintana explicou que se sentiu na obrigação de compartilhar o vídeo porque “a ilusão estática pássaro/coelho é bem conhecida dentro da psicologia e filosofia”. A imagem vista na ilusão de ótica é ambígua propositalmente.

“Eu achei que estava bem claro que o vídeo era de um pássaro, como você pode ver a membrana nictitante translúcida varrendo o olho horizontalmente (os coelhos não têm membranas como essa) e o posicionamento das “orelhas” é um pouco estranho”, afirmou Quintana.

O psiquiatra fez o seu comentário exatamente para ver a confusão geral acontecer. “Por causa disso, fiz o comentário do coelho para estimular as pessoas a pensarem que na verdade era um coelho, para dar a ele uma chance de lutar, por assim dizer, nessa recriação da ilusão original”, acrescentou.

“Mencionei o nariz no texto do tweet, já que as “orelhas” e os olhos eram as “pistas” de que esse coelho era um pássaro. Quando você só vê o bico na sua visão periférica, parece que eles realmente são orelhas. Sem essa sugestão enganosa, acho que a maioria das pessoas teria visto um pássaro”, explicou.