No início do ano passado, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) publicou uma alteração no artigo 6º da resolução 292/2008, que passou a permitir — com algumas ressalvas — o rebaixamento dos carros sem transgredir as leis vigentes. Para celebrar, o público mandou fotos de seu carros rebaixados. Veja as melhores imagens a seguir:
Até então, era proibido alterar a altura de rodagem do automóvel e o sistema de suspensão original do veículo. Apenas carros equipados de fábrica com suspensão de altura variável estavam autorizados a circular
Com a mudança, passou a ser permitido rebaixar o carro até uma altura máxima de 10 centímetros do solo, medidos a partir do ponto mais baixo do assoalho. Se o carro ficar mais próximo do que isso do chão, continuará irregular
As alterações também limitam o rebaixamento para veículos de até 3.500 kg. Automóveis acima disso, como ônibus e caminhões, continuam proibidos de serem rebaixados ou levantados
As regras também exigem que as rodas não encostem em nenhuma parte da carroceria
Com isso, pneus e rodas não podem “ralar” no para-lama quando estiverem totalmente esterçados
As novas regras também passaram a regulamentar as suspensões a ar, famosas por permitirem alterações drásticas na altura de rodagem do carro — o recurso é item básico nos chamados “lowriders”
A regulamentação dos carros rebaixados foi feita para permitir a modificação de automóveis (o chamado tuning) ao mesmo tempo em que proíbe modificações em veículos pesados.