Câncer de Mama – Prevenção e tratamento

3

O câncer de mama é um tipo de câncer muito comum entre mulheres. Em 2018, formas estimados cerca de 59.700 casos no Brasil. Saiba como prevenir e quais os sintomas. Além disso, saiba como é feito o tratamento, como por exemplo, a utilização do remédio perjeta.

Prevenção

Geralmente, essa doença afeta mulheres acima de 50 anos. O câncer de mama é causado por alterações genéticas, então como prevenir? No entanto, há alguns fatores de risco, tendo alguns hábitos que podem influenciar.

Listamos alguns fatores:

  • peso corporal: o excesso de peso pode trazer problemas;
  • atividade física: como todos sabem, a atividade física é muito importante para a saúde. Assim, ajuda na prevenção dessa doença;
  • bebidas alcoólicas;
  • tabagismo;
  • uso de hormônios;

Mulheres que tiveram o  início da menstruação muito cedo e a menopausa tardia também têm mais risco. Além disso, pessoas que possuem parentes que tiveram câncer de mama devem ficar atentos.

Tratamento

O diagnóstico é feito a partir de exames como a mamografia. Para garantir que seja descoberto o mais rápido possível para realizar um eficiente tratamento, a primeira mamografia deve ser feita aos 40 anos e depois repetir o exame todos anos. No entanto, a periodicidade pode ser alterada pelo médico.

O tratamento varia de acordo com o estágio da doença, características e o estado do paciente (levando em conta idade, saúde). Há alguns métodos utilizados, lembrando que cada caso é diferente e quem escolhe o melhor tratamento é o médico:

Cirurgia

Uma das formas de tratamento é a cirurgia, ou seja, a retirada de dos tumores da mama. Também há várias formas, como a quadrantectomia (mastectomia parcial – retirada da parte da mama que possui o tumor) e a mastectomia radical modificada (retirada total da mama).

Quimioterapia

Esse tratamento é feito a partir da aplicação de remédios por via intravenosa com o objetivo de de impedir o crescimento das células anormais. Assim, são utilizados remédios como perjeta 420mg.

Segundo a perjeta bula, esse remédio possui um anticorpo que age contra célula do câncer. Não é indicado para pessoas que possuem alergia a algum componente do medicamento.

Mas onde encontrar perjeta? Esse remédio só pode ser usado em hospitais! Sendo aplicado por um médico para que o paciente não tenha problemas!

Além da utilização de perjeta e outros remédios na quimioterapia e da cirurgia, ainda há outras formas de tratamento, como a Radioterapia e a hormonioterapia.

Sintomas

Como já foi dito, é essencial que o problema seja detectado no início para facilitar o tratamento. Por isso fique atento aos sintomas do câncer de mama:

  • Aparecimento de nódulos nas mamas ou axilas: são indolores e duros, por isso muitas pessoas não procuram médico;
  • Dor no mamilo;
  • Vermelhidão na região do mamilo ou mama;
  • Secreção;

Por isso, faça o autoexame e caso desconfie de algo, não esqueça de procurar ajuda médica!