Aprenda a fazer guaraná em casa

109

Nós somos movidos por grandes ideias que nem sempre precisam ser compradas para sair do papel. Por vezes, tudo o que você precisa é da boa e velha criatividade. O youTuber Vlad, do canal “Área Secreta”, reproduziu uma receita inusitada. Com poucos ingredientes e a mistura ideal de quantidades, ele conseguiu dar vida ao sabor do guaraná. E tudo isso, feito diretamente de sua casa. Ele conseguiu encontrar uma forma bastante prática e interessante, a partir dos ingredientes encontrados na fórmula parecida com a original. Mesmo com a composição ligeiramente distinta da original, já que a fórmula é tão secreta quanto outras existentes, Vlad conseguiu chegar em um experimento satisfatório. Resumimos o passo a passo e você confere, agora, como fazer guaraná em casa.

O resultado da empreitada foi um experimento que deu muito mais certo do que Vlad esperava. É interessante perceber que os detalhes fazem toda a diferença na hora de colocar uma ideia em prática. Vamos à receita? Se atente aos detalhes e, qualquer coisa, acompanhe o passo a passo completo por meio do vídeo do YouTuber. Mãos à obra!

Aprenda a fazer guaraná em casa

Vamos começar com a maneira mais complicada para reproduzir o receita. Tudo o que você vai precisar é de 1,2 litros de água, 1 kg de açúcar (pode usar mais, depende do seu gosto), 10g de ácido cítrico, 12g de pó de guaraná e 2,5ml de corante de caramelo IV.

É interessante perceber que não é possível conservar a bebida usando o guaraná in natura, por isso o YouTuber usa o extrato em pó comprado diretamente no supermercado. O que até ajuda para quem não tem acesso aos ingredientes da maneira mais natural possível.

O primeiro passo é usar o calor para dissolver a quantidade de açúcar na água, mas deixar o líquido ferver por completo. Depois de bem misturado, ainda com fogo aceso, é necessário acrescentar o corante de caramelo. Cuidado para não exagerar no uso do corante para que a tonalidade não fique muito escuro.

Feito isso, desligue o fogo e coloque as 10 g de ácido cítrico e 12 g do guaraná em pó (o último ingrediente). É importante misturar bem para que todos os ingredientes inclusos possam diluir na água. Uma dica é religar o fogo em baixa temperatura com o objetivo de engrossar um pouco mais o líquido correspondente.

Depois de deixá-lo engrossar e misturar bastante, desligue o fogo e pronto: você já tem o xarope do guaraná concentrado. Ele provavelmente vai estar muito doce, de acordo com o YouTuber Vlad. No entanto, isso não interfere no resultado final. Por isso, é importante saber o quão adocicado você quer a sua bebida.

Gaseificando o xarope diluído em mais água

Após esse processo, está na hora de diluir o xarope caseiro em água. O procedimento é realizado em seis tempos diferentes. Ou seja, para cada 100 ml (dos 600 ml totais) de xarope, acrescente 500 ml de água. Coloque a primeira mistura em uma garrafinha pet.

O próximo passo pode ser um desafio para quem não tem tantos equipamentos em casa. Seria necessário ter um cilindro de CO2, que tem uma espécie de bico adaptado para se encaixar em garrafas pet. Tudo o que você precisa fazer é rosquear o bico na garrafa, abrir a válvula do cilindro e agitar a garrafa por dois minutos.

Caso você não tenha, não se preocupe: misture a própria água gaseificada com o líquido que você inseriu na garrafinha pet. De acordo com Vlad, o resultado não fica tão natural. No entanto, é uma opção para quem não tem ou não pode adquirir o cilindro.

Deu para usar o cilindro em vez da própria água gaseificada? �”timo! Só tome cuidado na hora de retirar o bico rosqueado. Lembrando que, com a quantidade total de xarope que você produziu, é possível elaborar mais cinco porções.

Ah, e outra coisa. Não está afim de seguir todos os passos e quer pular para a maneira mais simples? Você pode obter o xarope de guaraná pronto em um supermercado. Assim, não seria necessário produzir a primeira parte da receita. Para conferir mais detalhes e dicas sobre como fazer guaraná em casa, confira o vídeo completo do Canal “Área Secreta”: