7 segredos dos controladores de missão da NASA que você não conhecia

749


A Terra tem mudado de uma forma que tem surpreendido estudiosos e cientistas que a acompanham. Você sabia que a central da Nasa na Terra mandou uma equipe em missão a marte e encontrou água por lá? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você algumas coisas que ela encontrou por lá.

Você se lembra daqueles filmes clássicos do cinema como Apollo 13, Armageddon, entre outros que mostrava o Centro de Controle de Missão da NASA como um lugar tenso, cheio de suspense e com muita gente com as expectativas sempre à mil? Sim, para trabalhar naquele ambiente é algo que exige muito tanto do seu físico quanto do seu psicológico. Mas como nós da Fatos sabemos isso? Descobrimos alguns segredos dos controladores de missão do Centro de Controle de Missão Espacial Johnson(JSC) em Houston, no Texas, e separamos uma listinha para você sobre como é trabalhar lá. O JSC é o principal centro que monitora a Estação Espacial Internacional (ISS) e fornece suporte operacional constante direto da Terra para as naves no espaço.

Confira alguns segredos:
1 – O mau tempo é sempre um grande desafio para eles

De acordo com o patrulheiro de vôo da ISS Pat Patterson, que trabalha na Marshall, mas faz parte da equipe de Controle da Missão em Houston, um de seus maiores desafios é lidar com o tempo.

Segundo publicação feita em fórum no Reddit AMA, “desde que nossa sala de controle funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano, e estamos no Alabama, até mesmo a neve e o gelo podem resultar em problemas para chegar e voltar do trabalho. Quando os furacões fecharam o Controle de Missão no JSC em Houston, os principais controladores de vôo vêm até aqui para usar uma sala de controle de backup.”

2 – Eles são acostumados com siglas

Para ser um controlador, você precisa ser bom com siglas. Os controladores de vôo falam e pensam abreviaturas em seus consoles o tempo todo e costumam descrever o significado delas.

3 – Eles passam muito tempo mexendo com papeis e relatórios

Em publicação do Quora, o controlador de vôo da NASA Robert Frost conta que “grande parte do trabalho de um controlador de vôo é a papelada, a integração e a coordenação que acompanham essa papelada.” O trabalho deles é monitorar continuamente os dados dos equipamentos no espaço e certificar-se que cada equipamento está funcionando perfeitamente.

4 – Eles não recebem muita vitamina D no corpo

Como eles estão acostumados a trabalhar em uma sala escura, vendo apenas a luz artificial que é emitida por seus monitores, eles obtêm pouca vitamina D. Segundo o controlador Honey, “não precisamos sentrar dentro do Controle de Missão, há momentos em que podemos fazer uma pausa e saio, muitas vezes, para fazer uma curta caminhada para receber raios de sol.”

5 – Eles são muito jovens

De acordo com a engenheira de sistemas de veículos da NASA, Holly Griffith , que trabalhou como controlador de vôo para o sistema de energia elétrica do vaivém espacial no Johnson Space Center de 2004 até 2012, as pessoas ficam surpresas ao saber quão jovens a maioria dos controladores de vôo são. “Eu tinha 25 anos quando comecei, e a maioria dos meus colegas tinham idades semelhantes”, em entrevista ao mentalfloss.

6 – Eles possuem grandes habilidades comunicacionais

Os controladores de voo são engenheiros e responsáveis por colocar em prática uma quantidade enorme de conhecimento técnico, além de buscar trabalhar uma boa habilidade de comunicação com a equipe. Segundo Griffith, “para um trabalho na engenharia, a comunicação era tanto uma parte importante do trabalho quanto o conhecimento técnico.”

7 – Eles mesmos ficam impressionados com a grandeza de seus trabalhos

De acordo com o controlador Hall, “às vezes, é realmente louco pensar sobre o que realmente fazemos para ganhar a vida. Às vezes saímos e vemos a ISS voar ao entardecer. Nós as vemos voar através do céu da noite como uma estrela realmente brilhante, e então nós podemos ir dentro de nosso centro de controle assistir ao vídeo ao vivo de dentro desse ponto brilhante de luz e ver os astronautas flutuando e realizando experimentos científicos. Realmente mexe com sua mente!”

O que você achou da dura vida de controlador da NASA? Mande seu comentário para gente!

FONTE(S) Quora, Reddit, absolutspacegrl, mentalfloss