7 mitos sobre a acne que todo mundo acredita

32

As acnes, mais conhecidas como espinhas ou cravos, principalmente durante a nossa adolescência, são um verdadeiro terror para grande maioria das pessoas. Elas podem afetar diretamente a nossa autoestima, além de deixar cicatrizes e, muitas vezes, serem muito dolorosas.

É bem frustrante acordar pela manhã, principalmente em um dia super importante para você, e ao ao se olhar no espelho, dar de cara com uma espinha, ou algumas delas, em nosso rosto. Existem muitos mitos sobre elas, e pensando nisso, hoje, listamos para vocês alguns deles que, definitivamente, devemos parar de acreditar. Confira!

1 – As acnes só aparecem durante a puberdade

As acnes, ou espinhas, não são um problema exclusivo dos adolescentes. Elas podem, na verdade, surgir em qualquer momento de nossas vidas e por diversos motivos, como o estresse, por exemplo. Os adolescentes, devido às mudanças que estão ocorrendo em seus corpos, de alguma forma podem estar mais suscetíveis à acne, mas isso não é uma regra.

2 – Você pode espremer as espinhas quando elas estiverem “maduras”

Muitos acreditam que, quando as espinhas aparecem já amarelas, maduras, elas podem ser espremidas. O que é uma péssima escolha. Segundo especialistas, espremê-las pode causar cicatrizes e pode fazer que com que outras espinhas apareçam.

3 – As acnes se formam durante a noite

Embora muitas vezes não percebamos a sua formação, as acnes não se formam apenas durante a noite. A formação de uma espinha acontece através de um longo processo, começando pelo entupimentos dos poros até a inflamação ocasionada pelas bactérias. Da mesma forma que elas demoram a aparecer, também levam algum tempo para que elas desapareçam de vez.

4 – Há produtos que curam a acne para sempre

Existem muitos produtos disponíveis no mercado que ajudam a diminuir as acnes e as manchas na pele. No entanto, não existe “cura” para a acne. Não importa quantas vezes você lave o rosto, ainda assim as espinhas podem aparecer, em qualquer estágio da sua vida.

5 – São os maus hábitos que causam as acnes

É verdade que os maus cuidados com a pele e com a alimentação podem sim contribuir para o surgimento das tão temidas espinhas. Mas, como dito anteriormente, certamente não são a única causa. As espinhas podem aparecer em todas as pessoas, e as suas causas podem ser inúmeras. Para um melhor diagnóstico sobre o seu caso, é sempre bom consultar um dermatologista que lhe oferecerá ainda o tratamento adequado.

6 – O sol ajuda com espinhas

Definitivamente, o sol não ajuda com as espinhas, de acordo com o que foi apresentado nesse artigo, em inglês. Na verdade, a exposição solar pode causar diversos problemas à saúde de sua pele. Principalmente sem a utilização de um protetor solar. Assim, as pessoas que passam longos períodos sob o sol, sem o uso do protetor solar, podem ter mais problemas do que apenas espinhas.

7 – Creme dental ajuda a curar espinhas

Os cremes dentais são desenvolvidos com uma finalidade bem específica: auxiliar na limpeza dos dentes. Eles, de maneira alguma, são indicados para o tratamento da acne. Muitas pessoas quando as espinhas aparecem, colocam camadas e camadas do produto sobre as inflamações. O que pode acabar agravando o problema.

COMPARTILHAR