7 mentiras que você já escutou sobre partes do mundo

119

Graças ao senso comum, a maioria de nós tem uma imagem mental bastante inflexível sobre o mundo. De informações questionáveis a eventos que nunca aconteceram, recebemos como certas várias mentiras ao longo da história. É importante retomarmos determinados assuntos para que as “pequenas mentiras” contadas em nosso dia a dia não continuem se proliferando por aí. Concorda? Confira, a seguir, uma lista com 7 mentiras que você certamente já escutou sobre algumas partes do mundo.

1. Canadá

Canadá fica bem ao norte, não é? Bem, depende do seu ponto de referência. A parte mais “nortista” do país fica localizada no Círculo Polar Ártico, mas os canadenses não moram nessa região. Na realidade, a população vive mais ao sul do que os londrinos.

2. Stonehenge era enorme

Aparentemente inalterado desde o dia em que foi construído, Stonehenge é um ícone de mistério e solidão. Em 2014, um grupo de cientistas concluiu a maior pesquisa nesta área histórica do Reino Unido. A equipe descobriu evidências de capelas, montes funerários e santuários rituais espalhados por acres de terra. Havia até vestígios de importantes assentamentos próximos, em que as tribos se reuniam em grande número. Estranhamente, os cientistas também encontraram evidências de outros henges e locais religiosos sendo constantemente remontados. Longe de ser construído para algum grande plano, o antigo Stonehenge estava em constante evolução.

3. Capital da Austrália

Por incrível que pareça, a capital da Austrália não é Sydney. Na verdade, a região é a capital do estado de Nova Gales do Sul, sendo a cidade mais populosa de toda a Austrália e Oceania. A capital da Austrália é Camberra, que tem uma população de 450 mil habitantes e é a oitava cidade mais populosa do país. Essa é um das mentiras que você já escutou sobre partes do mundo.

4. Muralha da China

Não é possível vislumbrar a Muralha da China do espaço. Somente os satélites captam parte da construção, mas ainda assim só é possível em condições favoráveis. O Ministro da Educação foi obrigado a retirar esta informação dos livros didáticos quando o primeiro astronauta do país, Yang Liwei, desmentiu o que era considerado como fato.

5. Londres e Miami: nem lá e nem cá

Faça um exercício rápido para testarmos este item da lista: feche os olhos e diga em voz alta a primeira coisa que aparece em sua cabeça quando o assunto é “Miami”. Depois, repita o mesmo exercício com “Londres”. Se na primeira vez, você imaginou uma cidade ensolarada… temos uma informação nova para agregar. Tal como se você imaginou, o oposto com a capital da Inglaterra – ou seja, uma cidade com o tempo meio nublado. Mas na verdade, em média, chove mais em Miami (128 dias do ano) do que em Londres (106 dias do ano).

6. África

Vamos para uma utilidade pública: a “África” não é um país pobre que fala “africano”. É, na verdade, o segundo maior continente do mundo. Ele é formado por 54 países com ao menos 2.000 línguas diferentes. Em estudo realizado no ano de 2010, a classe média em crescimento abarca um total de 34% da população. Pode falar, essa é uma das maiores mentiras que você já escutou sobre partes do mundo.

7. Turquia

A Turquia é um país eurasiático que ocupa toda a península da Anatólia, no extremo ocidental da Ásia, e eles NÃO falam arábico. A maioria dos grupos étnicos são oriundos da Ásia Central, sendo a língua mais puxada para o lado asiático do que arábico.