7 EFEITOS INACREDITÁVEIS DO CALOR EXTREMO

79

Com o passar dos anos, a temperatura média de todo o mundo tem sofrido altas terríveis. O aquecimento global é um dos principais culpados pela alta. Todos os anos, vemos notícias sobre as ondas de calor que atingem todo o globo. As altas temperaturas têm afetado a vida de todos e em casos graves, levam inclusive à morte.

Se você pensa que o calor corporal que sentimos é a única consequência, está enganado. O calor tem feito coisas inacreditáveis, desde atrair turistas, até fechar trilhos de um trem.

1 – Cancelamento de voos

As altas temperaturas causam mudanças na densidade do ar e isso interfere na rotina aérea. As altas temperaturas no Arizona – Estados Unidos, levam ao cancelamento de 43 voos no Aeroporto Sky Harbor, em Phoenix . Os pilotos tinham dificuldade para decolar e tinham também de impor restrições de peso, o que interferiria também na carga da aeronave. Tudo isso aconteceu há pouco tempo de modo exponencial, no ano de 2017.

2 – Rastreamento falho

Também em 2017, na mesma região de Phoenix, como se vê na imagem acima, as zonas com as mais altas temperaturas estão representadas por cores frias. Isso porque todos os tons de vermelho e laranja, que são usados para representar as altas temperaturas, já tinham sido utilizados. Por isso, o próprio equipamento mudou a forma de mensurar a temperatura.

3 – Maior calor mais registrado

A temperatura mais quente já registrada foi no Vale da Morte, na Califórnia. O local fica no deserto de Mojave e registrou a temperatura de 56° C. E você aí, reclamando dos 30°C que faz em Goiânia.

4 – Turistas são atraídos pelo calor

Enquanto muitas pessoas tentam fugir do calor de todas as formas possíveis, no Vale da Morte as coisas são diferentes. As pessoas aguentam a temperatura de 55°C para poder tirar uma selfie no termômetro do Furnace Creek Visitor Centre.

5 – Tuneis londrinos aquecem arredores

Antigamente, os arredores do metrô de Londres eram mais frios. A temperatura ao redor do túnel era de aproximadamente 14°C, isso em 1900. O que se notou de lá para cá, foi um aumento significativo nas temperaturas. Atualmente, o calor pode chegar a 20/25°C. Esse aumento na temperatura tem várias explicações. A própria fricção do trem, a presença dos passageiros e o próprio sistema de suporte do túnel.

6 – Queimaduras no pé

Lembra do Vale da Morte que falamos acima? Que fica no meio de um deserto na Califórnia? Uma mulher teve o azar de perder as chinelas e precisou andar por meio quilômetro na areia do deserto. Isso lhe deixou com queimaduras de terceiro grau nos pés.

7 – Expectativa de vida em relação ao calor

Segundo o relatório Nature Climate Change, até 2100, três em cada quatro pessoas enfrentarão risco de vida em detrimento do calor. Isso se a emissão de gases no efeito estufa não for controlada. No entanto, mesmo que as emissões sejam reduzidas, um em cada 2 pessoas poderá morrer por conta do calor.

COMPARTILHAR