7 dicas importantes para dormir bem e aumentar sua produtividade

6

Nada melhor do que chegar em casa depois de um dia cansativo, tomar um banho e dormir. Um sono saudável é extremamente importante para recuperar seu corpo e prepará-lo para um novo dia. E mesmo que você seja uma pessoa que não goste muito de dormir, todos nós precisamos de uma boa noite de descanso. E cada um de nós temos os nossos hábitos de sono. Seja um cochilo ou uma longa noite todos nós dormimos.

Devido a agitação do dia a dia, nem sempre é isso que acontece. Com certeza, todos nós sabemos que a falta de sono tem um efeito grande na nossa produtividade do dia seguinte. Dar um descanso para o corpo é essencial para manter a saúde física e mental. Além de reestabelecer várias funções químicas do organismo e até mesmo evitar doenças.

Todos os seres humanos têm a necessidade de dormir. Independente de como fazemos isso, dormir está em nossa rotina diária. No entanto, não quer dizer que todas as pessoas tenham um sono de qualidade. Por isso mostramos aqui algumas dicas para dormir bem e aumentar a produtividade no dia seguinte.

1 – Descobrir seu ritmo

Conseguir analisar como o seu organismo funciona nos vários momentos do dia faz toda a diferença na hora de regular o sono.

“Saber se o seu cronotipo é matutino ou vespertino ajuda a estabelecer qual é a melhor hora para dormir e acordar. Quem tem um rendimento melhor à noite, pode optar por dormir mais tarde e, também, acordar mais tarde. O mesmo serve para quem é mais ativo pela manhã e começa a se sentir cansado cedo”, explicou Andrea Bacelar, neurologista e presidente da Associação Brasileira do Sono.

2 – Crie uma rotina de sono

A rotina pode ser uma coisa boa, principalmente quando o assunto é sono. É bom ter uma regularidade no horário de se deitar e levantar. Até porque o corpo funciona como um ciclo e quando a pessoa cria uma rotina, ele entende que deve segui-la.

Por exemplo, se a pessoa exercitar o corpo para dormir às 23 horas ele começará a entender que essa é a hora de ir para cama e começará a se preparar para isso,

3 – Se desconecte

Os dispositivos eletrônicos, como computador e celular, podem atrapalhar uma boa noite de sono. Isso porque a luz azul desse tipo de aparelho interfere na secreção do hormônio melatonina, que é o que ajuda o corpo a pegar no sono. É recomendável que a pessoa use esses dispositivos pela última vez uma hora antes de dormir.

4 – Não fique rolando na cama

Se a pessoa ficou com insônia não é recomendável que ela fique rolando de uma lado para o outro na cama. Isso irá aumentar a ansiedade e fazer com que o sono fique ainda mais longe.

“Nesse caso, levantar e fazer alguma atividade para dispersar o cérebro pode ajudar. Deixar o ambiente com uma luz baixa e ler um livro, por exemplo, é uma boa alternativa”, explicou Andrea.

5 – Fazer exercícios físicos

Praticar exercícios é uma coisa essencial para a saúde e traz vários benefícios. Além de aumentar o fluxo sanguíneo, ativar o metabolismo e produzir hormônios, os exercícios também ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade. Esses dois últimos são vilões para uma noite bem dormida, e dificultam o relaxamento do organismo e da mente.

6 – Evitar alimentos pesados

“Não é indicado comer em grande quantidade ou ingerir alimentos pesados antes de dormir, pois o organismo não está preparado para fazer uma digestão complexa nesse momento. O ideal é se alimentar, no máximo, até três ou quatro horas antes de deitar para evitar desconforto e até casos mais graves, como refluxo”, aconselhou o nutricionista Carlos Canavez Basualdo, da clínica Mais Excelência Médica.

7 – Mente vazia

“Desacelerar também é uma atitude que pode ajudar. Antes de dormir, anote as preocupações e comece a esvaziar e mente. Isso aliviará o funcionamento excessivo do cérebro e vai contribuir para o descanso”, explicou Andrea.

Fonte: Fatos Desconhecidos