7 coisas estranhas que vão acontecer no dia do eclipse solar 21 de agosto

717


Será que você ouviu falar do eclipse solar que acontecerá no dia 21 de agosto? Sempre que fenômenos do tipo acontecem ficamos entusiasmados com a possibilidade de presenciá-lo, até porque, não e sempre que algo do tipo acontece. O lado ruim da história é que na maioria das vezes que um evento do tipo acontece, não fazemos parte do grupo que fica entre os mais privilegiados pela vista. Desta vez não será diferente.

O fenômeno poderá ser melhor visualizado em países do hemisfério norte, mas mesmo assim, podemos ainda dar sorte e conseguir ver parte do fenômenos. Muito se especula sobre este eclipse marcar o início do fim do mundo, teoria que começou a ser difundida por teóricos conspiracionistas. Escrevemos uma matéria falando sobre isso e caso tenha ficado curioso, pode conferir em: Alguns teóricos estão dizendo que o eclipse no final deste mês é um presságio do fim do mundo, entenda.

Bom, pensando nisso separamos 7 coisas no mínimo estranhas, que poderão acontece no dia 21 de agosto, principalmente nos países onde visualização será melhor. Confere aí!

1 – Mudança climática temporária

Poucos minutos antes do eclipse total, tudo indica que algumas regiões poderão registrar a temperatura de 20ºF, o que significaria, em graus Celsius, aproximadamente 6 graus negativos. Os animais começarão a ficar confusos, os cães podem começar a latir sem motivo nenhum, morcegos poderão ser facilmente vistos, enfim, coisas malucas do tipo.

2 – “Anel de diamante da lua”

Este é sem dúvida, um dos fenômenos mais impressionantes que poderão ser observados. Se você não tem a mínima ideia do que isso se trata, é o momento em que a lua está quase cobrindo por completo o sol, onde é possível ver uma borda em volta, que se parece bastante com um anel brilhante. Daí vem o nome!

3 – Será possível ver o campo magnético do sol

Esse é um processo que faz parte do anel de diamante citado acima. Será possível ver, sem a ajuda de nenhum equipamento astrológico, o campo magnético do sol assim que a lua o cobrir por completo. Esta também é uma das visões mais aguardadas por quem poderá presenciar o fenômeno.

4 – Observação de outros astros

O dia será marcado por grandes eventos, de fato. Além da maravilhosa vista que o eclipse poderá proporcionar, ainda será possível ver outros planetas brilhando no céu, a exemplo de Vênus e Mercúrio, sendo que Vênus terá um brilho fora do normal, jamais visto antes. Também será possível avistar Júpiter, Marte, e Sirius, que já é a estrela que mais brilha no céu. Poderão ser encontrados ao lado sudoeste do sol.

5 – “Mini sol”

Enquanto o eclipse estiver em fase parcial, um fenômeno bastante peculiar e pouco conhecido poderá ser visto. Inúmeras sombras do sol poderão ser vistas refletidas no chão ao lado de árvores, quase como se uma estivesse por cima da outra e ao mesmo tempo, espalhadas. Isso acontece porque as folhas das árvores funcionam como uma espécie de câmera pinhole (que não possui lentes, e sim um pequeno orifício de um dos lados da câmera), sendo capazes de projetar a imagem refletida pelo sol, no chão.

6 – Parte mais escura da sombra

Se alguém se direcionar para uma região um pouco mais deserta, ou mesmo para uma montanha afim de ver o eclipse, poderá observar a parte mais escura de todas da sombra da lua, chamada de umbra. Acontece quando uma fonte de luz é completamente bloqueada, assim como acontecerá durante o fenômeno.

7 – O evento apocalíptico?

O eclipse poderá ser visto perfeitamente em países do hemisfério norte, Estados Unidos principalmente. Acontece que mesmo assim, as recomendações para a melhor visualização do fenômeno, são que as pessoas se direcionem para lugares com o mínimo de luz possível.

Bom, como esse é um evento bastante raro, estima-se que milhares de pessoas acabem indo para o mesmo local, na mesma hora, o que provocará engarrafamentos quilométricos “apocalípticos”. Imagine só, toda essa gente presa em um grande congestionamento em meio a um dos fenômenos mais esperados e temidos do ano… Isso sim pode ser o verdadeiro apocalipse.

FONTE(S) Pijama Surf