7 BATALHAS MAIS BRUTAIS QUE ACONTECERAM DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

166

la segunda guerra mundial fotos e1548791375517

Sem a menor sombra de dúvidas, durante a Segunda Guerra Mundial tiveram alguns dos conflitos mais brutais e destrutivos da história da humanidade. Além de representear uma era de tremenda hostilidade e de mudar definitivamente o mapa do mundo, os conflitos que ocorreram naquele período ainda chocam por tamanha crueldade pelos impressionantes números de mortos e feridos.

Esses números ultrapassam a casa dos milhões. Pessoas perderam suas vidas ou foram gravemente feridas em operações de ataques e defesa. Sem mencionar as cidades onde apenas as ruínas restaram. Pensando nisso, hoje trouxemos para vocês algumas das batalhas e conflitos mais brutais que ocorrerem durante o período da Segunda Guerra Mundial. Confira!

1 – Batalha das Ardenas

549938 gettyimages 3321957

A Batalha das Ardenas teve início em 16 de dezembro 1944. A batalha era uma resposta das forças alemãs na floresta das Ardenas, na Bélgica. Os nazistas tinham como objetivo dividir os Aliados (americanos, ingleses e franceses). Tudo foi feito em segredo, as tropas se movimentavam durante a noite para enganar a Inteligência dos Aliados.

Apesar da terrível surpresa, as forças Aliadas estavam em um terreno que favorecia a sua defesa e o reforço aéreo, e assim acabaram por derrotar às forças alemãs. Acredita-se que cerca de 100 mil soldados alemães morreram, ficaram feridos ou simplesmente desapareceram. Já os americanos tiveram baixas de aproximadamente 19 mil homens e cerca de 70 mil gravemente feridos.

2 – Cerco a Leningrado

Siege Of Leningrad

Um cerco foi feito pelas tropas da Alemanha nazista, Itália e Finlândia, na cidade de Leningrado, atual São Petersburgo, na Rússia. A batalha durou 900 dias e cerca de 1 milhão de pessoas morreram. A população da cidade era de cerca de 2 milhões de habitantes no começo do cerco.

A população ficou sem comida, água e energia elétrica por aproximadamente 3 anos. Há relatos de que pessoas famintas comiam outros humanos pelas ruas da cidade. O cerco de Leningrado foi considerado um dos piores episódios da Segunda Guerra Mundial e um dos mais brutais da história da humanidade.

3 – Batalha de Kursk

Battle Of Kursk

Essa ficou conhecida como a maior batalha de tanques da história. Foram usados cerca de 6 mil tanques de guerra. Em 12 de julho, aproximadamente 1500 tanques russos e alemães se enfrentaram, em Prokhorovka. Mais de 1 milhão de soldados de ambos os lados perderam suas vidas ou ficaram gravemente feridos nos combates.

4 – Batalha de França

large 000000 e1548785530777

A Batalha teve início em 10 de maio de 1940, depois que os alemães invadiram a França. Devido ao despreparo das tropas francesas, os nazistas conseguiram vencer os franceses e tomar Paris. A França era vista como um ponto estratégico para isolar o Reino Unido na Europa. Assim, ajudando as forças alemãs a invadirem a União Soviética. Ataques foram feitos naquele dia sobre a Bélgica e a Holanda, simultaneamente. 360 mil soldados dos Aliados morreram. Nas tropas alemãs, as mortes foram em menor número, somando um total de 160 mil mortos.

5 – Batalha de Iwo Jima

1 42 1

Durante a Segunda Guerra Mundial, as tropas de fuzileiros navais dos Estados Unidos, cerca de 70 mil homens, conquistaram a ilha de Iwo Jima, no Pacífico, a tirando das mãos do Exército Imperial Japonês. Tudo aconteceu entre fevereiro e março de 1945. Aproximadamente 22 mil soldados japoneses tentaram fazer a defesa da ilha. Apenas 212 deles sobreviveram aos ataques.

6 – Batalha de Moscou

Battle Of Moscow

A batalha de Moscou começou em outubro de 1941, e acabou em janeiro de 1942, com a Alemanha quebrando o pacto estabelecido e dando início à operação Barbarossa que planejava o domínio de Moscou. O número de soldados entre os soviéticos e os alemães não era muito divergente. No entanto, enquanto os soviéticos tinham mais aviões e tanques, os alemães tinham mais armamentos.

O clima não ajudava, a temperatura em dezembro chegou a atingir -42ºC , o que tornou tudo ainda mais difícil para os alemães que não estavam preparados para o rigoroso inverno. Os soviéticos armaram um forte ataque, até que em 7 de janeiro de 1942, as tropas alemãs, depois de muito resistirem, recuaram. Do lado soviético, cerca de 1,2 milhão de soldados e civis foram perdidos. Entre os alemães, entre 100 e 800 mil soldados morreram.

7 – Batalha de Berlim

2mai15

Em 20 de abril de 1945, tinha início um dos episódios mais brutais da Segunda Guerra Mundial. Os russo enviaram aproximadamente 2,5 milhões de homens para a capital alemã. A cidade foi defendida por apenas 300 mil alemães mal preparados. Em 20 de abril daquele ano, as tropas russas iniciaram o bombardeio à cidade, a deixando em ruínas.

As lideranças nazistas fugiram, ou se mataram, como foi o caso de Hitler e sua esposa, Eva Braun. Em 9 de maio de 1945, acabava a guerra na Europa. Cerca de 81 mil soldados soviéticos morreram. Outros 275 mil ficaram feridos. Estima-se que cerca de 150 mil soldados alemães tenham morrido defendendo a cidade. Isso sem mencionar as centenas de milhares de civis que sofreram todos os tipos de violência imagináveis.