6 SINAIS DE QUE VOCÊ PODE ESTAR COM FALTA DE VITAMINAS

324

De unhas quebradiças a hematomas, passando por cabelos sem brilho. O corpo tem sempre um jeito de chamar nossa atenção quando algo está errado. No delicado e perfeito equilíbrio entre saúde mental e física, a alimentação é um dos fatores mais importantes.

Quando não estamos consumindo os nutrientes adequados, o organismo sente e emite sinais — mais quais seriam eles? Confira alguns dos comportamentos que são verdadeiras reações à falta de vitaminas-chave para o corpo humano.

1. Aftas

Muita gente sofre com as pequenas feridas na região interior da boca e atribui seu surgimento a questões estomacais como a gastrite ou até mesmo a estresse ou ansiedade. E não é mentira que essas também podem ser as causas das aftas, mas elas podem ainda surgir graças à deficiência de vitamina B12, presente em ovos, leite de soja e carne vermelha, por exemplo.

2. Cabelos finos e quebradiços

A importância da vitamina B para a saúde já é bastante conhecida, mas você sabia que ela possui influência também sobre a qualidade e a força dos fios de cabelo? Pois é! Então se jogue nos aspargos e espinafres, fontes riquíssimas desse nutriente, ou então consuma cereais como o arroz para se nutrir e garantir a saúde das madeixas.

Mas é sempre importante buscar um médico antes de investir no tratamento alimentar, já que outra possível causa para a fraqueza capilar é a deficiência de ferro e/ou anemia.

3. Couro cabeludo escamoso

Nem sempre as caspas são a causa da formação de pequenas escamas — que a gente chama popularmente de casquinhas — na pele da cabeça. A ausência de ácidos graxos como o ômega 3 faz com que a pele venha a secar, já que o ômega 3 é uma espécie de lubrificante para o organismo.

4. Fadiga

Sim, cansaço pode ter uma infinidade de causas, ainda mais se você for o Jaiminho, o carteiro de “Chaves”.

Brincadeiras à parte, faz bastante sentido que não se alimentar bem leve à fadiga, concorda? Baixos níveis de potássio ou de vitamina D estão entre os causadores mais comuns.

No caso desse sinal que o corpo exibe, no entanto, é fundamental observar outros associados a ele. Se, além de cansaço, você sente falta de apetite, náusea e fraqueza, os índices baixos de magnésio no organismo podem também ser o motivo.

5. Hematomas

Se você é uma daquelas pessoas que costumam encontrar manchas roxas pelo corpo e não sabem de onde elas vieram, você pode estar sofrendo de falta de Vitamina C — além de esquecimento!

Os hematomas surgem de maneira mais evidente quando os vasos sanguíneos estão mais fracos. Eles se fortificam com o colágeno, fabricado justamente pela vitamina C.

6. Imperfeições nas unhas

As unhas são outro grande indicador de problemas na absorção de viaminas. Manchas brancas, listras verticais e unhas quebradiças são sintomas de nutrição inadequada e indicam que o corpo não está quebrando adequadamente as partículas dos alimentos.

Mas, lembre-se: qualquer sinal estranho ou reação incomum deve ser levado primeiro a um médico, para que ele ajude a diagnosticar as causas e indicar o melhor tratamento!