11 alimentos que não precisam de data de validade

610

1-431-600x428
O prazo de validade é o tempo de duração dado à comidas, bebidas, remédio e quaisquer outros itens perecíveis antes de serem considerados inadequados para venda ou consumo. Prazo de validade é também o tempo que os produtos podem ser armazenados, durante o qual a qualidade definida de uma determinada proporção das mercadorias permanece aceitável ao abrigo esperado para as condições de distribuição e armazenamento. Já leram a nossa matéria com as 9 comidas da prisão de países ao redor do mundo?

Mas será que todos os alimentos tem prazo de validade? A água por exemplo não tem prazo de validade, mas o recipiente onde ela está armazenada sim. Pensando que muitas pessoas não conhecem alimentos que não precisam de data de validade, nós pesquisamos e trouxemos para vocês 11 alimentos que não possuem prazo de validade, confiram:

1 – Mel

Vocês já ouvira falar que o mel não vence? Acreditem, isso é verdade! As vezes ele pode até mudar de cor ou cristalizar, mas isso não quer dizer que ele não possa ser consumido. Se o seu mel cristalizar, coloque o pote aberto em uma panela com água quente e mexa o mel até os cristais derreterem.

2 – Açúcar

O segredo do açúcar não é mantê-lo sempre fresco, mas sim fazer com que ele não fique duro, parecido com uma pedra. Esse alimento não tem data de validade porque ele não permite o crescimento bacteriano, mas lembrando que é sempre bom mantê-lo em um recipiente lacrado.

3 – Arroz

Mesmo a a embalagem do arroz fique empoeirada, o arroz lá de dentro está tão bom quanto no dia que você comprou, e isso pode se aplicar ao arroz branco, arbório, jasmine, basmati e selvagem. Já o arroz integral não tem o mesmo efeito, pois por ter mais gordura, ele pode ficar mais rançoso. Lembrando que o arroz não tem data de validade mas se não for armazenado da maneria correta pode ocorrer a aparição de carunchos.

4 – Amido de milho

O amido de milho que todo mundo conhece pelo famoso nome “maizena” também não tem data de validade, e costuma ficar muito tempo armazenado em nossas casas. Para garantir que ele fique no ponto de consumo, certifique-se que ele estará em um local fresco, seco e em um recipiente bem fechado.

5 – Bebidas destiladas

Quando mantidas em lugares frescos e escuros, dificilmente uma bebida destilada vai estragar, até porque, certos tipos de bebidas quanto mais envelhecidos mais saborosos ficam. As vezes sua bebida pode até perder um pouco do aroma, mas não ao ponto de ser perceptível.

6 – Sal

O sal marinho, sal kosher ou mesmo o sal de cozinha (o sal que a maioria das pessoas usam) ficam conservados ao longo dos anos com a mesma qualidade que tinham no dia que você comprou.

7 – Extrato de baunilha

Bom, não estamos falando de qualquer extrato de baunilha, mas sim do original, o extrato que é feito com álcool e favas de baunilha, não confunda extrato com essência de baunilha. Seu extrato pode permanecer com o mesmo gosto e fresco por quanto tempo você o tiver.

8 – Vinagre branco

Você pode comprar um vinagre branco da maior embalagem que existir, pois ele se mantém fresco para sempre. Além de ser essencial para alguns alimentos, o vinagre branco também ajuda na limpeza doméstica.

9 – Feijão cru

Depois de um tempo que você armazenou o feijão, pode até ser que ele não amoleça quando for cozido, mas o seu valor nutricional continua sendo o mesmo. Pode até parecer que não, mas o feijão tem data de validade indeterminada, só temos que tomar cuidado com os famosos carunchos.

10 – Xarope de bordo (Maple Syrup)

Se você manter o xarope de bordo congelado, ele sempre terá a mesma qualidade e você nunca mais terá que comer panquecas sem essa coisa deliciosa por cima.

11 – Café solúvel

Assim como o xarope de bordo, o café solúvel quando é conservado no freezer pode durar a sua vida inteira, esteja a embalagem rompida ou não.

E aí amigos, sabem de mais algum alimento que não tem nada de validade? Comentem!
Fonte(s) Minqbefore its NewsThe Daily MealMinqHuffington PostAolThe Daily MealStill Tasty