10 coisas que todo mundo pode fazer para preservar e manter a saúde mental

464

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), 1 a cada 4 pessoas sofre ou sofrerá algum tipo de doença mental ou transtorno psicológico. Ou seja, 450 milhões de pessoas em todo o mundo estão ou passarão por isso.

Os problemas psicológicos como depressão, estão ligados como as principais causas de suicídio do planeta, atingindo geralmente os homens.

Para que isso não aconteça, o melhor é a conscientização da população sobre comportamentos preventivos. Assim as pessoas podem começar a se prevenir contra esse grande mal.

1.Enalteça suas qualidades positivas

Geralmente pessoas com problemas emocionais, tendem a ser mais pessimistas e não enxergar de fato as qualidades positivas que possuem. Para que isso não aconteça, tente todos os dias enaltecer suas próprias qualidades positivas para você mesmo ou amigos.

2.Atividade criativa

Existe um total relacionamento entre expressão artística e bem-estar. Procure dedicar ao menos uma hora por dia para alguma atividade criativa, que pode ser música, pintura, poesia ou qualquer outra que preferir.

3.Exercícios físicos

Ter atividades físicas diárias libera uma quantidade gigantesca de endorfina no corpo. A endorfina também é conhecida como hormônio do bem-estar, por esse motivo além de fazer um bem para o corpo, os exercícios físicos fazem um bem enorme para sua saúde mental.

4.Evitar bebidas alcoólicas

As crises mais severas de depressão geralmente levam o indivíduo ao consumo de álcool como meio de fuga. Evitar esse tipo de habito é o essencial para não deixar a pessoa vulnerável.

5.Aprenda a lidar com os momentos estressantes

Combater sentimentos negativos causados pelo estresse é um modo muito bom de manter a saúde mental em dia.

6.Defina metas alcançáveis

Defina metas e objetivos em sua vida que possam ser alcançados. Pois a frustração de não conquistar um sonho abre as portas para a depressão.

7.Não deixe cair na rotina

Não deixa que sua vida caia em um ciclo rotineiro. Programe-se para que durante a semana tenha diversas atividades diferentes, academia, sair com os amigos, fazer aquele cursinho que sempre sonhou. Qualquer atividade que te cause prazer e satisfação pessoal é bom para a saúde mental.

8.Não hesite em procurar ajuda

Procure conversar com alguém, sejam amigos ou profissionais quando tiver muitos problemas. Se abra e deixe que seus sentimentos aflorem, isso é muito importante para que nada guardado se transforme em depressão.

9.Positividade sempre

Ser positivo e otimista faz com que as pessoas queiram ficar próximas de você. Uma vida em comunidade é mais feliz do que isoladamente.

10.Assista coisas legais

Procure assistir coisas que te remetem a bons pensamentos. Um desenho animado da infância, aquele filme de comédia preferido ou até mesmo um vídeo no Youtube que ache engraçado. O que vale é se divertir um pouco, isso faz com que nossa mente fique mais leve.

Siga essas 10 dicas e você verá que sua mente ficará muito melhor. Claro que se tiver passando por algum problema mais sério, procure ajuda de um profissional psicólogo para que possa te avaliar.

Fonte(s)ZipNoticias