10 ATORES QUE JÁ VIVERAM EXCELENTES VILÕES E HERÓIS

77

Algumas atuações são tão boas que ficam marcadas para sempre em nossas memórias. Afinal, uma das melhores coisas em ir ao cinema é se envolver com a trama e sentir todas as emoções que a obra pretende transmitir. Boa parte disso se deve aos bons atores.

Seja por possuir características físicas parecidas com o personagem, ou por conseguir absorver a personalidade por completo, alguns atores realmente se destacam em relação a outros. Por isso, iremos listar 10 personalidades de Hollywood que já viveram excelentes vilões e também ótimos heróis no cinema. Faça suas apostas e veja se seu ator favorito estrou na lista! Confira:

10- Gary Oldman – Batman Begins e Drácula de Bram Stoker

Gary Oldman tem um talento especial para interpretar vilões, bem como figuras históricas da vida real. Ele já se destacou na pele de vários vilões fictícios, como Mason Verger em Hannibal e Zorg em O Quinto Elemento. Porém, ainda mais notável que isso, ele também interpretou a versão mais aterrorizante e charmosa do Drácula na história do cinema, adicionando a quantidade certa de monstruosidade e sedução à sua performance.

Por outro lado, ele também pode ser diabólico e convincente como Jim Gordonpara a trilogia Batman de Nolan. Na corrupta cidade de Gotham, seu Gordon é uma ilha sagrada de integridade e moral. Embora ele saiba que medidas difíceis devem ser tomadas para vencer, ele é um dos personagem mais bem interpretados da franquia.

9- Robin Williams – Hook: A Volta do Capitão Gancho e Retratos de uma Obsessão

Robin Williams é bem mais conhecido por seus heróis encantadores. É muito fácil encontrar papeis nos quais ele demonstra muito de suas feições e características. Ele também interpretou um dos heróis mais notáveis das adaptações de Peter Pan. Tomando para si o ar infantil do amado conto de fadas e transformando-o em uma fábula adulta e tocante.

No outro extremo, Williams também emprestou suas peculiaridades para interpretar Seymour Parrish, um revelador de fotos aparentemente inofensivo, cujo comportamento despretensioso acaba sendo sua arma mais aterrorizante. É uma performance completamente inesperada da Williams, mas é absolutamente uma das suas melhores.

8- Liam Neeson – Busca Implacável e Batman Begins

Neeson brilhou e consagrou a franquia Busca Implacável com bons filmes de ação. A obra abriu portas para muitas produções que vieram em seguida e foi um sucesso de bilheteria. Na trama ele é um herói semelhante ao que James Bond é. Só que ele entrega mais emoções pessoais às suas missões, o que acaba fazendo com que o público se envolva mais ao enredo. É por isso que a cena que definiu sua carreira para sempre provavelmente seja aquela em que ele atende a ligação telefônica, iniciando sua saga para salvar a filha. Em contraste a isso, ele surge em Batman Begins como um terrível vilão destinado a destruir Gotham, atuando como o extremo perfeito do herói que tinha demonstrado ser.

7- Tom Cruise – Missão impossível e Entrevista com o Vampiro

Tom Cruise dispensa apresentação em relação aos seus heróis em filmes de ação. Em especial na franquia Missão Impossível, onde o ator dá vida a Ethan Hun, um personagem complexo, ocasionalmente frágil, marcado pela escuridão e intenso que se empenha de todas as maneiras para salvar o mundo. Isso é o que um verdadeiro herói representa.

Por outro lado, Lestat em Entrevista com o Vampiro é uma criatura egoísta que enxerga apenas o que lhe interessa. Ele é vulgar, arrogante e prepotente, acreditando ser quase divino. Ele também é um monstro e há algo delicioso na contradição da beleza de Cruise e sua maldade que realmente fazem a performance se destacar.

6- Sam Neill – Jurassic Park e O Enigma do Horizonte

Sam não foi a primeira opção para interpretar o protagonista do primeiro filme de Jurassic Park. Mas o que Neill trouxe ao Dr. Alan Grant foi um uma integridade que talvez outro ator não conseguisse mostrar. Neill é um cientista convincente e é possível perceber a boa química existente entre ele e seus colegas. Ele é o coração caloroso da ação do filme e o tipo de herói de aventura que qualquer um gostaria de ter ao lado.

Essa mesma entrega é uma das razões pelas quais ele se destaca tanto interpretando o vilão de O Enigma do Horizonte. Depois que seu personagem é corrompido pelos espíritos diabólicos acordados no navio, ele é terrivelmente eficaz como um monstro perseguidor e grotesco. O filme pode não ser ótimo, mas consegue ficar na cabeça do público graças à sua boa atuação. 

5- Hugo Weaving – O Senhor dos Anéis e Matrix

Hugo tem uma atuação perfeita para personagens excêntricos. É essa qualidade que torna tantas de suas performances memoráveis. Isso se aplica igualmente em O senhor dos Anéis e Matrix. Ambos os personagens vividos pelo ator claramente não são humanos, e é nesse ponto em que o ator consegue brilhar perfeitamente. É impressionante ver quão bem ambos funcionam para nos convencer de suas personalidades. Um é um agente do bem, com a intenção de preservar a Terra, enquanto o outro é um vilão disposto a acabar com ela.

4- Samuel L. Jackson – Vingadores e Corpo Fechado

O ator é reconhecido por dar vida a alguns dos personagens mais marcantes da industria do cinema. Ele geralmente atua com muita intensidade e entrega sempre interpretações repletas de personalidades. Curiosamente, porém, sua melhor performance heroica e seu melhor vilão não são tão intensos como de costume. Mas, mesmo assim, conseguem marcar qualquer um que assista aos filmes. Em Os Vingadores, ele é basicamente o herói que todos os heróis admiram. Enquanto em Corpo Fechado ele é uma figura frágil, mais cerebral, aprisionado em um corpo falho, porém peculiar o suficiente para entrar no ranking.

3- Sir Ian McKellen – Senhor dos Anéis e X-men

Seu papel como Gandaf não precisa nem ser apresentado. Ele é mentor, sábio e moralmente inflexível – embora não seja inteiramente infalível – e é um dos pilares de pureza que torna a franquia tão querida pelos fãs. É impressionante ver como ele inverte essa imagem na franquia X-Men, distorcendo a imagem de um homem sábio e pacífico para um sobrevivente do Holocausto, com a intenção de se vingar do mundo. O Magneto de McKellen é uma incrível atuação, cuja presença na tela é uma das mais imponentes de seus colegas mutantes.

2- Michael B. Jordan – Creed: Nascido para Lutar e Pantera Negra

Michael B. Jordan provou para Hollywood que não é apenas um rostinho bonito. Ele mostrou rapidamente que é capaz de interpretar uma grande gama de personagens. Nos extremos opostos de suas atuações, estão Adonis de Creed e Erik Killmonger de Pantera Negra. Ambos os homens vivem nas sombras de seus pais assassinados, e estão determinados a superar seus passados, chegando ao topo que acreditam merecer.

Creed é um filme brilhante, que lida abertamente com idéias de masculinidade tóxica, expectativas e problemas de saúde mental. Ele é mais complexo do que a maioria dos heróis, sem falar que se trata de um ótimo filme esportivo. Killmonger, em Pantera Negra possui atributos parecidos. Mas, diferente do outro personagem, seu passado o transformou em um criminoso em busca de vingança.

1- Michael Keaton – Batman e Homem- Aranha: De Volta ao Lar.

Mesmo que o Batman de Michael Keaton seja uma criatura esculpida na escuridão doTim Burton, ainda é um herói das antigas. Ele tem a intenção de salvar Gotham e acredita, fundamentalmente, que vale a pena lutar pelo mundo. Em Homem-Aranha, ele é um vilão com síndrome de Robin Hood que rouba os ricos para entregar armas aos mais pobres. Porém, entrega uma ótima atuação, fazendo com que o público se divirta assistindo suas performances em tela.

COMPARTILHAR