VOCÊ TEM NOÇÃO DE QUANTA ÁGUA É USADA APÓS OS LANÇAMENTOS DE FOGUETE?

44

Você já deve ter assistido a algum lançamento de foguete e visto quanto combustível essas belezinhas queimam para sair do chão e ganhar altitude, certo? O que nem sempre a gente vê é como os responsáveis por mandar as naves ao espaço fazem para resfriar e proteger a base de lançamento.

Pois o vídeo que você pode ver a seguir foi compartilhado recentemente pela NASA e mostra como o resfriamento é feito. Na verdade, o clipe foi capturado durante um teste do sistema que foi conduzido no Kennedy Space Center, na Flórida, para garantir que um lançamento que vem sendo planejado para um futuro próximo corra dentro do planejado — e não rolem churrascos indesejados. Confira:

Pequeno dilúvio

De acordo com as informações que acompanham o vídeo, o teste acima aconteceu no dia 15 de outubro, e o sistema de resfriamento — chamado “Ignition Overpressure Protection and Sound Suppression Water Deluge System” ou algo como Sistema de Liberação de Água para Proteção contra a Sobrepressão de Ignição e Supressão do Som em tradução livre — envolve liberar mais de 1,7 milhões de litros de água sobre a base de lançamento e o defletor de chamas.

A ideia é que a água reduza o calor extremo e energia gerada durante o lançamento de um foguete e, caso você tenha ficado curioso, a água do vídeo chegou a atingir mais de 30 metros de altura — e quantidade liberada (em cerca de 1 minuto!) é quase a mesma necessária para encher uma piscina olímpica. Um pequeno dilúvio!

MegaCurioso*

COMPARTILHAR