Você sabe com o que os cachorros sonham?

367

312834-dogs-cuteness
Você já viu um cachorro sonhando? Normalmente eles ficam agitados, podendo latir e, até, uivar. Na maioria das vezes as pessoas imaginam que eles sonham que perseguem algum outro animal, ou que estão brincando, com comida, e por aí vai.

Mas, não é bem isso que acontece. A USA Network realizou um estudo recente celebrando seu novo thriller psicológico Falling Water (Água que cai), o qual explora a intersecção da realidade dos sonhos. Então, para o estudo a USA perguntou às pessoas quais sonhos elas gostariam de entender/saber se pudessem.

Os bichos de estimação ficaram no topo da lista. Já que entrar nos sonhos dos nossos bichinhos ainda não é uma realidade, a Dra. Deirdre Barrett, uma professora e psicóloga clínica e evolutiva da Harvard Medical School foi consultada para responder algumas perguntas.

Como os sonhos animais são diferentes dos sonhos humanos?

Nada sobre o que os animais sonham, ou mesmo se eles sonham é especulativo. Os dois únicos animais que sugeriram, alguma vez, ter tido sonhos foram os gorilas Koko e Michael. O pesquisador Penny Patterson relatou que Koko, ocasionalmente dava sinais sobre eventos fantásticos, pessoas e lugares que ela não tinha visto recentemente, logo ao acordar. Michael, que foi resgatado quando caçadores mataram toda sua família, às vezes, ao acordar dava sinais de que “pessoas más matam gorilas”.

A certeza que se tem é que a maioria dos mamíferos possuem um ciclo de sono semelhante ao dos seres humanos, entrando em uma fase de sono profundo, na qual o cérebro é menos ativo, então, em períodos de atividade chamado Rapid Eyes Movement (REM), no qual os sonhos acontecem, nos seres humanos. Esse é o melhor palpite de que outros mamíferos também sonham.

Em questões de potenciais diferenças, sabe-se que os animais de pequeno porte, como os ratos, passam pelos estágios do sono de maneira muito mais rápida, o que significaria terem sonhos de menor duração, sendo mais frequentes. Os elefantes, por exemplo, tem um ciclo maior do que o dos humanos, então eles precisariam estar em sono profundo durante mais tempo para que sonhassem. Répteis e peixes não possuem ciclos de REM, o que indica que eles não sonham durante o sono.

E os cachorros?

Os seres humanos sonham sobre as mesmas coisas que lhes interessam durante o dia, embora seja de forma mais visual e menos lógica. E não há qualquer razão para pensar que com os animais seja diferente. Partindo do pressuposto de que os cachorros são muito apegados a seus donos, a probabilidade de que um cão sonhe com o rosto de seu dono, seu cheiro agradável ou o quão chato ele pode ser, é grande.

O que significa quando eles movimentam as patas durante o sono?

Pode ser que estejam sonhando que estão correndo. Não é comum que ocorra sonambulismo enquanto estão sonhando, mas pode acontecer um “distúrbio de comportamento do sono REM” de maneira mais vigorosa.

É possível fazer com que nossos animais tenham sonhos melhores?

Sim, e o mesmo vale para os seres humanos. A melhor maneira de fazer com que sonhos felizes aconteçam é ter experiências felizes, além de uma experiência de sono em um local seguro e confortável.

Então pessoal, vocês já sabiam que os animais sonhavam de forma muito parecida a nossa? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

FONTE(S) people

COMPARTILHAR