Você fala sozinho? Segundo a ciência, gente que faz isso pode ser muito inteligente

199

Você já se pegou falando sozinho alguma vez na vida? Para certas pessoas isso é inevitável e para outras é coisa de maluco. Bom, de fato, pessoas com distúrbios mentais podem falar sozinhos, mas isso não quer dizer que você tenha problemas do tipo, ok?

Na verdade temos boas notícias para as pessoas tem esse costume. Segundo um estudo científico, falar sozinho pode ser uma excelente ferramenta intelectual. Segundo os professores Gary Lupyan e Daniel Swignley, dizer uma palavra em voz alta pode fazer com que o seu cérebro trabalhe mais rápido. A gente explica essa história melhor para vocês.

Falar sozinho é considerado ferramenta intelectual

Há tempos atrás falar sozinho era considerado loucura. Mas hoje em dia, segundo alguns estudos, falar sozinho é na realidade uma ótima ferramenta intelectual, principalmente quando estamos falando de executar tarefas definidas.

Os professores citamos na introdução da matéria da Universidade de Wisconsin-Madison e Universidade da Pensilvânia, respectivamente, fizeram um experimento para provar isso. No estudo foram selecionados 20 voluntários. Foi pedido aos mesmos que procurassem coisas, como uma maçã no supermercado, por exemplo.

No começo, os participantes ficaram silenciosos. Depois, eles começaram a dizer o nome do objeto que procuravam. Isso ajudou todos eles a encontrarem o que procuravam mais rapidamente.

Porém, em um outro estudo feito, os resultados foram um pouco confusos. Em uma loja virtual, os participantes procuraram um certo refrigerante. Quando disseram em voz alta eles acharam o produto mais rápido do que quando ficaram em silêncio. Porém, ao procurar um desodorante chamado Speed Stick, os resultados foram exatamente o contrário.

É preciso ter um objetivo claro

O psicólogo Lupyan, em entrevista ao site Live Science, disse que “o ponto central é que a linguagem não é apenas um sistema de comunicação”. Segundo ele, falar sozinho pode aumentar a percepção e os pensamentos.

Quando você sabe que as bananas são amarelas e tem um certo formato, ao dizer seu nome, você ativa essas propriedades visuais no cérebro, ajudando a encontrá-las. Mas as vezes isso também pode ser inútil, quando, por exemplo, você não sabe como é um objeto. Caso você diga o nome desse objeto, não vai fazer efeito algum. Dizer “o amor da minha vida” várias vezes não vai ajudar você a encontrá-lo, certo?

Sendo assim, devemos saber o que estamos procurando. Quando você for ao supermercado, faça o teste, você pode ter facilidade em encontrar as coisas. Em suma, falar sozinho não vai te prejudicar e pode te ajudar bastante. Então, por que não falar sozinho nas horas certas?

Caso você fale sozinho, deixe um comentário aqui embaixo falando o que achou desse estudo.

COMPARTILHAR