Usar boné realmente faz o cabelo cair?

278

1gazeta6-11
A calvície é um problema que afeta principalmente os homens, pelo fato da testosterona (hormônio sexual masculino) ser a maior responsável pela queda de cabelo. Esse problema também afeta as mulheres, mas em bem menos quantidade. Quando a testosterona atinge a raiz do cabelo, o hormônio sofre a ação de uma enzima, e como consequência dessa reação surgem as substâncias que vão reduzir a velocidade de multiplicação das células da raiz ou mesmo provocar a morte delas. já que estamos falando em cabelo, vocês já leram a nossa matéria com as 7 situações que mostram que seu cabelo tem vontade própria?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, metade dos homens tem um grau de calvície até os 50 anos. A famosa careca aparece em 10% dos homens entre 20 e 30 anos e em 50% quando eles chegam aos 40 anos de idade. Isso é um dado que pode desmentir muita coisa por aí, como por exemplo que o uso de gel ou de boné/toca/chapéu faz o cabelo cair.

Os géis não fazem o cabelo cair pois a única função é modelar o cabelo, igual os bonés, eles não fazem com o seu cabelo cair, mas isso depende muito da maneira com que você usa o acessório. Por exemplo, muitas pessoas costumam prender o cabelo muito apertado desde pequenas, e isso pode fazer com que a queda de cabelo chegue mais cedo.

Com uma grande quantidade de tração sobre folículos, é possível que qualquer tipo de cabelo comece a cair quando sofre pressão constante, e isso justifica a possível ação dos bonés sobre a queda. Segundo o dermatologista Erik Omar, em entrevista ao programa Mais Você, o uso do boné pode acabar deixando o couro cabeludo mais úmido, favorecendo a dermatite seborréica e também prejudicando e aumentando a queda do cabelo.

Já o Dr. Valcinir Bedin, médico dermatologista e Presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, de São Paulo, afirma que o uso excessivo de bonés com os cabelos molhados pode piorar a situação com o aparecimento de caspa, mas não aumenta a calvície. Em entrevista ao grande Dr. Drauzio Varela, o dermatologista Luiz Carlos Cuce declaro o seguinte: “O melhor é evitar o uso do boné que abafa e esquenta a cabeça. Quem o usa com frequência repete o erro das pessoas que lavam o cabelo para tirar a oleosidade e depois passam secador quente, o que faz a gordura reaparecer. Quanto menos calor, melhor para os cabelos oleosos. Infelizmente, tornou-se um hábito da juventude atual usar boné, o que é prejudicial tanto no sentido da tração do couro cabeludo quanto no da produção de calor o que prejudica os tecidos dessa região.”

Bom, caros amigos, com tantas opiniões de especialistas diferentes, fica fácil tirar uma conclusão sobre o assunto. O boné não faz o cabelo cair e nem acelera a calvície quando ele é usado da maneira certa, evitando bonés muito apertados, bonés que esquentam muito e que podem deixar sua cabeça muito abafada. Caso o sue cabelo esteja caindo, não quer dizer que é por causa do uso frequente de bonés, é preciso procurar um especialista da área para que ele possa tentar solucionar o seu problema.

FONTE(S) Globo, Terra, Drauzio Varella

COMPARTILHAR